Governo convoca 8 milhões do Auxílio Brasil para recadastramento

Famílias incluídas na averiguação cadastral têm até julho. Já o período de revisão cadastral vai até dezembro

Foto: Reprodução

O governo federal está convocando uma parte dos beneficiários do Auxílio Brasil para atualizar as informações do CadÚnico (Cadastro Único) e continuar a receber o pagamento. Ao todo, são 8 milhões de pessoas que precisam fazer a averiguação ou revisão cadastral de 2022, entre beneficiários do Auxílio Brasil, da Tarifa Social de Energia Elétrica e do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Atualmente, o Auxílio Brasil é pago a 18,1 milhões de famílias, que recebem parcelas mensais de R$ 400.

As famílias beneficiárias do auxílio ou da tarifa social que estão com dados inconsistentes e foram incluídas na averiguação cadastral têm até julho para atualizar os dados e evitar o cancelamento dos benefícios. Já as famílias da revisão cadastral, que estão com informações cadastrais desatualizadas, têm até dezembro para regularizar os registros.

“A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”, afirma o Ministério da Cidadania.

Por regra, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar as informações a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração, seja na composição familiar, no endereço ou na situação de trabalho e renda de seus membros.

Com os impactos da pandemia de Covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastro que foi atualizado pela última vez em 2016 ou 2017 serão convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram seus dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Como fazer

As famílias beneficiárias do Auxílio Brasil receberão mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa. Já os beneficiários da tarifa social poderão receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

A atualização poderá ser feita por meio do aplicativo do CadÚnico e pelo site cadunico.dataprev.gov.br.

O beneficiário consegue acessar o site usando seus dados pessoais ou por meio de senha do portal gov.br.

Se for preciso alterar algum dado, porém, é necessário comparecer a um posto de cadastramento do município para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Fonte: R7

Next Post

Prefeito Joaquim Neto se reúne com agentes de trânsito para discutir reivindicações

Qua Mai 18 , 2022
Nesta terça-feira (17), o prefeito Joaquim Neto, a pedido do  Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Alagoinhas (Sinpa), se reuniu com os agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), para receber as reivindicações da categoria. Na pauta, aspectos da carga horária dos agentes e o pagamento do Adicional do Risco de Vida […]

Postagens