Morre, aos 88 anos, o advogado e político baiano Luiz Viana Neto

Luiz Viana Neto já exerceu o cargo de deputado federal por quatro mandatos, já foi senador e vice-governador da Bahia entre 1979 e 1983

Foto: Reprodução/Valtério Pacheco

Morreu em Salvador, aos 88 anos, Luiz Viana Neto, professor de direito, empresário e político baiano que exerceu diversos cargos políticos entre as décadas de 1960 e 1990. Não há informações sobre as causas da morte.

Luiz Viana Neto já exerceu o cargo de deputado federal por quatro mandatos, já foi senador e vice-governador da Bahia entre 1979 e 1983.

Ele era filho do ex-governador baiano Luiz Viana Filho.

Biografia – Advogado com Bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1955 e Doutor em Direito pela Universidade de Paris em 1957, Luiz Viana Neto foi professor na instituição onde se formou. Empresário da construção civil e das comunicações, filiou-se à ARENA e foi eleito deputado federal em 1966, contudo pouco exerceu o mandato por ter assumido a Secretaria de Assuntos Municipais e Serviços Urbanos quando seu pai governava a Bahia (1967-1971).

Luiz Viana Neto também já foi Diretor do Banco do Estado da Bahia no primeiro governo Antônio Carlos Magalhães foi eleito deputado federal em 1974 e foi escolhido vice-governador do estado quando Magalhães retornou ao Palácio de Ondina por indicação do presidente Ernesto Geisel em 1978.

Restaurado o pluripartidarismo no governo João Figueiredo, ingressou no PDS e foi eleito suplente de seu pai nas eleições para o Senado Federal em 1982. Antes das eleições de 1986 rompeu com seus tradicionais aliados e colaborou com a vitória de Waldir Pires para governador da Bahia sendo que Luís Viana Neto foi eleito deputado federal pelo PMDB. Assumiu o mandato de senador após a morte de seu genitor em julho de 1990 e naquele mesmo ano foi reeleito para o seu quarto mandato de deputado federal ao longo do qual migrou para o PFL.

Fonte: Metro1

Next Post

Blitz da Cidadania “LGBTfobia não é piada, é crime” acontece de 16 a 20 de maio em Alagoinhas

Sex Mai 13 , 2022
Em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado no dia 17 de maio, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), irá realizar, entre os dias 16 e 20 de Maio, a Blitz da Cidadania. Sob o lema “LGBTfobia não é piada, é crime”, escolas estaduais receberão a ação, […]