“É coisa de preto!”: frase racista de vereador vaza durante sessão na Câmara de SP; ouça

Foto: reprodução/CMSP

A vereadora Luana Alves (PSOL) acusou, namanhã desta terça-feira (3/5), o vereador Camilo Cristófaro (PSB) de proferir uma frase com cunho racista durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos na Câmara Municipal de São Paulo, segundo publicou a Folha de São Paulo.

O jornal recebeu da assessoria de Luana o trecho do vídeo da sessão no qual é possível ouvir a frase “é coisa de preto, né”. A reunião foi interrompida em seguida, após a frase ter sido escutada no sistema de som da Câmara. Depois prosseguiu.

“Infelizmente a gente tem o início dessa sessão tumultuada por causa de um áudio, que aparentemente tem a voz do vereador Camilo Cristófaro. Ele pronuncia uma fala extremamente racista”, disse a vereadora.

“Eu não queria acreditar que essa fala existiu, mas infelizmente existiu. Conversamos ali atrás, e pedi à secretaria da mesa as notas taquigráficas. Foi acordado que todos são testemunhas de ações posteriores que venham a decorrer dessa fala infeliz do vereador”, completou Luana.

Ainda de acordo coma publicação da Folha, Adilson Amadeu (União Brasil), que preside a CPI dos Aplicativos, solicitou que Cristófaro fosse à Câmara para esclarecer o episódio. Cristófaro participava de forma virtual da sessão, enquanto Luana compõe a bancada da CPI dos Aplicativos.

A vereadora Elaine Mineiro (PSOL), que integra bancada coletiva Quilombo Periférico, prometeu registrar boletim de ocorrência . Elaine e Luana também dizem que vão registrar queixas à Corregedoria da Câmara.

Em nota, o presidente da CMSP, Milton Leite, repudiou a fala racista:

“É com uma indignação imensa que lamento mais uma denúncia de episódio racista dentro da Câmara de Vereadores de São Paulo, local democrático, livre e que acolhe a todos. Como negro e presidente da Câmara tenho lutado com todas as forças contra o racismo, crime que insiste em ser cometido dentro de uma Casa de Leis e fora dela também. O caso será apurado pela Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo”.

Fonte: Aratu On

Next Post

Prefeitura de Alagoinhas convoca mais oito candidatos aprovados em concurso público

Ter Mai 3 , 2022
A Prefeitura de Alagoinhas publicou, na edição desta segunda-feira (02) do Diário Oficial do Município (DOEM), Edital de Convocação de mais oito candidatos aprovados no Concurso Público 002/ 2019. Os aprovados foram convocados para ocuparem as funções de Administrador, Auxiliar de Classe, Motorista Categoria D, Profissional de Apoio a Alunos com Deficiência e Tradutor e Intérprete […]

Postagens