Em 6 anos, 1,8 mil baianos foram internados após acidente com combustível dentro de casa

Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Nos últimos 6 anos, 1.798 pessoas foram internadas nos hospitais públicos baianos após acidentes domésticos envolvendo o manuseio de álcool, querosene e outras substâncias muito inflamáveis.

Os registros são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que identificou, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), o contexto residencial como o mais comum para esse tipo de ocorrência entre 2016, quando começou a série histórica, e 2021.

Os “locais não especificados” aparecem como segunda categoria de locais mais comuns, mas com um número bem menor de pacientes internados: 119.

Foto: Divulgação / Sesab

No total, 1.953 pessoas deram entrada em 24 unidades hospitalares no interior e na capital durante o período. O ano de 2020, conforme aponta a série histórica, figura como o mais expressivo, com 463 casos.

A maior parte dos pacientes, 441 deles, foi acolhida pelo Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, unidade de referência em queimados na Bahia.

O ano passado teve o segundo maior quantitativo anual, com 367 pessoas dando entrada hospitais em decorrência de urgências e emergências envolvendo os combustíveis.

Foto: Divulgação / Sesab

O levantamento da Sesab mostra ainda que o HGE também foi o responsável pela maioria dos internamentos em toda a Bahia, concentrando 1.841 do total da série histórica. O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, foi segundo da lista, com 25 pessoas acidentadas.

Em algumas das ocorrências, os produtos inflamáveis foram usados para substituir o gás de cozinha. Questionada sobre o reflexo dessa substituição, a Saúde do estado disse não ser possível esse tipo de correlação por não possuir elementos suficientes.

Ao Bahia Notícias, no entanto, o tenente Gilvan Rodrigues, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), apontou que os chamados da coorporação cotidianamente dão conta de uma associação entre o uso de combustíveis e as milhares de ocorrências em residências.

“Já era bastante comum esse tipo de ocorrência, da utilização do álcool ou outros métodos para aquecer alimentos”, disse, citando também a utilização de madeira como substituto frequente do gás.

Segundo ele, além de queimaduras, a fumaça da queima da madeira pode causar intoxicações. “Uma das características dessa madeira queimada em local inapropriado é que ela é tóxica, então ela causa parada respitarória, com a obstrução das vias aéreas”.

O tenente alertou ainda que os produtos superinflamáveis são químicos e não foram preparados para a queima ou para o aquecimento de alimentos, portanto, devem ser evitados, até mesmo para o acendimento de fogueiras.

Fonte: BN

Next Post

Bancos fecham para feriado de Tiradentes, mas abrem na sexta-feira (22)

Qui Abr 21 , 2022
As agências bancárias ficarão fechadas nesta quinta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, mas terão atendimento normal na sexta (22). CONTAS ADIADAS POR CAUSA DO FERIADO Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil –ou seja, na sexta-feira, 22 de abril. […]

Postagens