Deputado solicita a liberação do PIX em pedágios da Bahia

Praça de pedágio da BR-324 — Foto: Reginaldo Pereira/Agência A Tarde/AE

O deputado Jurandy Oliveira (PSB), apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que libera o pagamento via PIX nas praças de pedágio da Bahia. O parlamentar justificou a proposta, alegando que “as empresas concessionárias responsáveis pela administração ou exploração de pedágios em rodovias na Bahia, devem facultar ao usuário, como forma de pagamento da tarifa, a utilização de PIX (pagamentos instantâneos), autorizados pelo Banco Central do Brasil”, explicou.

De acordo com o pessebista, os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Espírito Santo já implementaram o PIX em suas praças de pedágio, e o pagamento vem funcionando da seguinte forma: o arrecadador apresenta o QR Code ao motorista e o condutor acessa-o por meio do seu aplicativo bancário no celular. Após digitar a senha e concluir a transferência do valor, o motorista recebe seu comprovante e já pode seguir viagem. A transação por meio desta tecnologia leva, em média, 10 segundos, de acordo com a Ecovias do Cerrado.

“A ampliação das formas de pagamento será benéfica a todos, uma vez que a segurança vai aumentar com a redução de dinheiro em espécie nas praças e facilitará o acesso do consumidor a seus serviços, estimulando a demanda”, afirmou o deputado.

Além disso, acrescentou ele, o usuário da rodovia poderá se livrar do incômodo de levar e manusear dinheiro vivo, no valor necessário para seus deslocamentos, além de esperar em longas filas. (ATarde)

Next Post

Ampliação de fábrica da Arezzo & Co prevê geração de mil novos empregos em Alagoinhas

Dom Abr 17 , 2022
Após assumir, no final de 2021, as operações da Malu Calçados, a Arezzo & Co, uma das líderes no setor de calçados, bolsas e acessórios no Brasil, responsável por marcas como Schutz, Anacapri, Reserva e Baw, vai expandir a sua produção, em Alagoinhas. Com participação do secretário interino da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Roberto […]