Em parceria com o SEBRAE, Prefeitura de Alagoinhas lança o Projeto Empreender no Campo

Foto: Roberto Fonseca

Em uma parceria da Prefeitura de Alagoinhas, por meio das Secretarias de Agricultura (SEMAG) e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), foi lançado, nesta quarta-feira (13), o Projeto Empreender no Campo. A iniciativa irá oferecer, durante 2 anos, cursos de capacitação e consultoria para Associações e agricultores familiares, com início no dia 02 de Maio.

De acordo com o secretário da SEDEA Bruno Fagundes, capacitação, formalização e crédito formam o tripé da oportunidade. Ele contou que o projeto nasceu motivado pela necessidade de capacitar as Associações Rurais, “com grandes representantes das comunidades, mas, muitas vezes, sem o conhecimento técnico necessário para fazer os ajustes burocráticos e de capacitação do produtor rural no que se refere a empreender no campo”. Os cursos terão carga horária de 64h e contemplarão 4 turmas com 30 participantes cada uma, onde serão abordados temas como associativismo, gestão, finanças, marketing, planejamento e inovação.

Foto: Roberto Fonseca

Para o secretário da SEMAG George Caboré, a agricultura familiar se tornou um pólo de emprego e renda. “É preciso ter um olhar empresarial para o agricultor familiar. Cada produtor é dono de seu próprio negócio”. Ele também ressaltou a importância do conhecimento nesse processo e lembrou o potencial do Censo Sócio-Econômico Rural na identificação das potencialidades e prioridades que necessitem de políticas públicas.

Foto: Roberto Fonseca

“Essa é uma iniciativa brilhante!”, declarou o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres. “O SEBRAE tem uma história bonita e presta relevantes serviços na região e na Bahia. Para adquirir conhecimento é importante o treinamento, por isso a importância da capacitação. Quanto mais forte estiver o campo, melhor para toda a sociedade”

O objetivo do Projeto Empreender no Campo é fazer com o que os agricultores desenvolvam habilidades como empreender, atender bem, negociar, controlar dinheiro , comercializar, liderar, entre outras. Para a consultoria estão previstas 300 h, com o intuito de fortalecer as Associações.

Foto: Roberto Fonseca

Rogério Teixeira, gerente regional do SEBRAE, fez questão de parabenizar o Governo Joaquim Neto “por esse investimento em conhecimento, uma ferramenta que ninguém pode tomar. Não são todas as prefeituras que tem secretários e gestores com esse nível de comprometimento”.

O representante do SEBRAE reiterou a importância da participação dos agricultores para o sucesso da iniciativa e disse que os cursos irão abordar a realidade e os desafios da gestão na propriedade rural do campo. “Como resultado, teremos uma maior produção, associações fortalecidas e beneficiamento nos produtos”, disse, citando como exemplo o valor da mandioca, que pode subir em até 2 reais apenas por ter sido descascada. “Como agregar valor ao produto?”

Foto: Roberto Fonseca

“Memorizem essa data, pois será um divisor de águas na história de Alagoinhas”, finalizou, frisando como resultados, a valorização do Associativismo, controles financeiros, clareza e melhoria nos processos produtivos,  interação com o mercado, valorização da propriedade, planejamento do futuro e inovação, além da seleção de atividades mais rentáveis.

Vilma de Jesus, presidente da Associação de Pindobal de Baixo, Valdicléia Santos, presidente da Associação de Estevão, e Rosimeire Santana, presidente da Associação de Pindobal de Cima foram uníssonas em elogiar o projeto, reconhecendo seu grande valor para as comunidades rurais.

“Vivo lutando, dialogando para que viesse um projeto desse para atender os agricultores familiares”, disse Vilma. Valdicléia, por sua vez, disse que “o município está de parabéns por essa iniciativa. Será uma aprendizagem muito boa, tanto para os presidentes de Associações, quanto para os agricultores familiares”. Já Rosimeire salientou que “o produtor rural terá mais oportunidades no mercado e a possibilidade de ter os seus rótulos nos  produtos, que era algo que queríamos muito. É uma porta que irá se abrir para que possamos expandir nossa produção”.

Fotos: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Garoto de 14 anos planejava ataque à escola no Pará

Qua Abr 13 , 2022
A ação foi frustrada pela Polícia Civil, que apreendeu o suspeito. O crime seria em homenagem ao massacre de Suzano, ocorrido em 2019. Investigações do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Pará revelaram que um adolescente, do município de Irituia, no nordeste paraense, estava planejando um atentado em homenagem ao massacre de Suzano, ocorrido em […]

Postagens