Capacitação traz novas técnicas de atendimentos na Rede de Atenção Básica de Alagoinhas

O próximo curso irá abordar saúde mental, que será realizado no dia 20/04.

Foto: Reprodução

Buscando trazer novas técnicas para o atendimentos na Rede de Atenção Básica, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizou na última terça-feira (05) um curso voltado a capacitação e adequação de enfermeiros, agentes comunitários e estagiários em saúde no auditório da Faculdade Santo Antônio.

A mudança das linhas de cuidado tem como objetivo buscar qualificar as equipe reorganizar o processo de trabalho dentro das unidades, padronizar os atendimentos para que fique de forma mais uniforme e, principalmente, fazer com que a equipe de Atenção Básica esteja ligada com o usuário nas suas linhas de cuidado entendendo o cenário da família. Esse novo método garantirá uma nova forma na realização do atendimento e no registro, já que houve alteração na política de Atenção Básica em sua fórmula de financiamento.

O processo de reorganização dos processos de trabalho contou com o apoio técnico ajudando na forma de trabalhar a territorialização, passando pela adaptação das linhas de cuidado. Dentro dessas linhas, foram criadas algumas ações estratégias, dentre elas a qualificação para enfermeiros, agentes de saúde e os estagiários que são os que digitam os dados e as informações que seguem para o Ministério da Saúde.

O curso foi fomentado com base nos indicadores de saúde, que é o Previne Brasil, e ele vem com uma nova perspectiva de como fazer o atendimento na Atenção Básica. Ele traz novas diretrizes, adequações, implementando novas planilhas, nova forma de atendimento, nova forma de acolhimento.

Os temas discutidos dentro da capacitação foram sobre o cuidado de saúde da criança, com a apoiadora institucional Isabela Liger; a saúde da mulher com Cláudia Nóbrega; e também, durante a tarde, foi discutido a saúde do idoso pela enfermeira Orlane Reis. O próximo curso irá abordar saúde mental, que será realizado no dia 20/04.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Uso de máscaras em Alagoinhas é liberado, exceto nas Unidades de Saúde

Ter Abr 12 , 2022
O uso de máscaras em Alagoinhas passa a ser facultativo em ambiente abertos ou fechados, exceto nas Unidades de Saúde do município. A decisão foi publicada nesta terça-feira(12), no Diário Oficial do Município (DOEM), levando em consideração a redução significativa no número de infectados no município. Outros fatores preponderantes para a decisão são o avanço na […]

Postagens