Polícia Federal desarticula esquema de fraudes contra o INSS no interior da Bahia; prejuízo supera os R$ 3 milhões

Foto: divulgação / PF-BA

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (22/3), uma operação contra um esquema de fraudes na Previdência Social, com quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Amargosa, no Recôncavo Baiano. Um servidor público federal foi afastado do cargo.

Segundo a PF, a Operação Marco Reverso visa desarticular esquema de fraudes executadas em detrimento da Previdência Social, protagonizadas por servidor público federal nas Agência da Previdência Social de Mutuípe e Amargosa, possivelmente em parceria com uma advogada atuante na área previdenciária.

Segundo a PF, foi apurado que, pelo menos desde 2016, o servidor público vem realizando concessões de benefícios, mediante inserções de períodos de atividades, urbana e ou rural, suspeitos de serem fictícios, nos sistemas informatizados da Previdência Social, bem como realizando agendamentos e antecipações de atendimentos em desacordo com as normas da Autarquia Previdenciária.

As investigações apontam que o servidor do INSS realizava os atendimentos em detrimento do sistema de agendamento do INSS, burlando a impessoalidade e atuando indevidamente nos processos.

Além disso, as concessões ocorriam principalmente em reabertura de processos administrativos de benefícios indeferidos anteriormente, mediante a inserção de dados fictícios. Dessa forma, os benefícios, ao serem deferidos, geravam pagamentos retroativos em valores altos, em parcela única, com grande prejuízo à Autarquia Federal.

A suspeita é de que a concessão indevida dos processos beneficiava especialmente os clientes de uma advogada com atuação na área previdenciária na região de Santo Antônio de Jesus, Mutuípe e Amargosa. Os valores decorrentes dos citados pagamentos indevidos eram, em sua maioria, transferidos pelos segurados à citada advogada.

O prejuízo estimado aos cofres púbicos até o momento supera os R$ 3 milhões, relativos a 47 benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, poderão se revelar muito superiores. Os envolvidos podem responder por diversos crimes, dentre eles, estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CPB) e inserção de dados falsos em sistema informatizado (313-A do CPB).

Fonte: Aratu On

Next Post

Mais saúde e qualidade de vida: Programa Mova-se está de volta em Alagoinhas

Ter Mar 22 , 2022
O programa Mova-se está de volta. Promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), a iniciativa democratiza o acesso ao esporte e ao lazer, levando para a população atividades físicas e qualidade de vida. O retorno aconteceu na segunda-feira (21), no Conjunto Novo Horizonte (Mangalô), com aula de ritmos conduzida pelo instrutor Gilmar Soares. Nesta […]

Postagens