Companhia Ambiental da Polícia Militar destrói fornos e apreende carvão

foto: divulgação/SSP

Quatorze fornos e alguns sacos de carvão foram destruídos  por equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), durante operação de combate a retirada ilegal de madeira nativa para a produção proibida de carvão. Além disso, treze aves e treze gaiolas também foram apreendidas durante a ação.

A ação aconteceu nos municípios de Wagner e Itaitê, na Chapada Diamantina, e foi encerrada na sexta-feira (18/3). Ninguém foi preso.

Após as equipes receberem informações sobre irregularidades na região, os povoados da zona rural de de Wagner passaram por uma vistoria, desde a última terça-feira (15/3), pela Polícia Militar e técnicos do instituto. Foram encontrados locais de destruição, após a extração de madeiras nativa do Cerrado e Mata Atlântica, além das fornalhas em funcionamento.

“Para esse tipo de atividade é necessário regularização do Inema e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que não foi apresentado nas ocorrências. Os técnicos então nos orientaram a destruir todos esses materiais”, contou o tenente Alisson Soares, lotado na unidade ambiental.

Em uma das ações, mais de 100 sacos de carvão prontos para a venda foram encontrados e, pela dificuldade de deslocamento em região de mata fechada, também foram destruídos.

Ao mesmo tempo em que os policiais e técnicos vistoriavam a cidade, outras guarnições atuavam com a operação no município de Itaitê. Por lá, os policiais destruíram outro forno em atividade, na quinta-feira (17/3), na região da Serra da Chapadinha, às margens do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

AVES APREENDIDAS 

Quatro Canários da Terra, três Cardeais, um Pintassilgo e a mesma quantidade de Coleira, Papa Capim, Azulão, Pássaro Preto e Cancan foram apreendidos em um assentamento conhecido como ‘Piabas’, na zona rural de Wagner, durante a mesma ação.

“Os animais silvestres eram mantidos em cativeiro por um homem, em oito gaiolas. De forma voluntária, a esposa dele nos entregou as aves, que ficaram sob responsabilidade dos técnicos do Inema e, posteriormente, serão soltas em ambiente adequado”, concluiu o oficial.

Fonte: Aratu On

Next Post

Renda do brasileiro caiu 9,7% em um ano

Sáb Mar 19 , 2022
Pesquisa do IBGE indica a perda de rendimento do trabalhador na comparação entre 2022 e 2021. Desemprego chega ao menor nível desde 2016, com 12 milhões de desocupados. Informalidade emperra crescimento econômico A renda média do trabalhador brasileiro ficou em R$ 2.489 no trimestre encerrado em janeiro de 2022, de acordo com dados da Pesquisa Nacional […]

Postagens