Justiça suspende abate de jumentos no Brasil para exportação à China

Mercado movimenta bilhões de dólares no país asiático, embora seja acusado de exterminar a espécie em diversos locais

Foto: Felix Lima

O abate de jumentos no Brasil para exportação à China foi suspenso pela Justiça Federal. A medida foi tomada por 10 dos 13 desembargadores da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, na noite da quinta-feira (3). As informações são da BBC Brasil.

O Brasil passou a exportar, em 2016, o couro do animal para a produção de um remédio conhecido como ejiao, bastante popular na China. Não há comprovação científica de que ele funcione, mas, no país asiático, o ejiao é utilizado com a promessa de cura para uma série de doenças.

Para fabricar o produto, os animais são recolhidos da caatinga e de zonas rurais do Nordeste em grande volume, sem que exista uma cadeia de produção que renove o rebanho, como ocorre com o gado. Os jumentos são abatidos em velocidade maior do que a capacidade de reprodução, o que jogou luz sobre a população de jegues ser eliminada nos próximos anos no Nordeste.

Fonte: Metro1

Next Post

Alagoinhas sedia, neste sábado (05), jogo do Atlético na Copa do Nordeste

Sáb Fev 5 , 2022
Pela primeira vez na história, Alagoinhas está sediando a copa do Nordeste. Neste sábado, 05 de fevereiro, o Carcará, time da casa, recebe o Bahia. O jogo será às 17h45, no Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro. Para o atacante Gabriel Esteves, o time do Atlético está devidamente preparado e irá fazer um jogo intenso. “Temos […]

Postagens