SAC Digital planeja soluções inovadoras para aprimorar experiência do cidadão

Foto: Divulgação/Saeb

Já pensou em agendar um atendimento nos postos SAC, pelo WhatsApp ou conversando com uma assistente virtual, como a Alexa ou Google Assistente? Ou ainda ter acesso a espaços reservados sendo identificado por um sistema de reconhecimento facial? Inovações como estas estão entre as novidades que o governo baiano planeja explorar em 2022 com o objetivo de aprimorar a experiência do cidadão com a plataforma de serviços públicos SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov).

Considerada referência nacional por sua arquitetura de serviços, a plataforma SAC Digital já conta com 4,3 milhões de cidadãos cadastrados, que utilizam aplicativo ou site para acesso a 482 serviços públicos, disponíveis por agendamento on-line ou de forma inteiramente remota . No ano passado, a plataforma rendeu à Bahia o segundo lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais, um ranking nacional divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Agora, o desafio é ampliar e aprimorar a oferta de serviços à disposição da população, aproveitando ao máximo os recursos que as novas tecnologias têm a oferecer aos cidadãos.

“Nossos principais focos para 2022 são avançar na digitização, com a ampliação do números de serviços inteiramente remotos, promover engajamento e ter uma estrutura de governança que permita ao SAC Digital crescer de forma estruturada e calcada em valores e resultados”, resume o coordenador de Transformação Digital da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Igor Takenami.

Do ponto de vista do avanço da digitização, uma das estratégias previstas é a integração do SAC Digital com o SEI Bahia, o sistema adotado pelo Estado para tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. “Nossa intenção é aproveitar a abrangência do SEI Bahia, que já é adotado por todo o Estado, para oferecer mais serviços ao cidadão com a experiência do SAC Digital”, diz Takenami.

Em paralelo, a equipe do SAC Digital planeja investir já em 2022 na oferta de novos canais de interação com o cidadão – como o WhatsApp – além de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novos canais digitais para a plataforma, por meio, entre outras coisas, de parcerias com universidades e startups. É nesse contexto, conta Takenami, que está sendo planejada a integração do SAC Digital a assistentes virtuais como a Alexa, da Amazon, e o Google Assistente. Outra inovação em estudo é a emissão de QRCode pela plataforma, com informações de registro facial, para permitir a entrada automática do cidadão em espaços reservados ou controlados. “Esta tecnologia traz várias possibilidades, com ganhos principalmente em comodidade para o cidadão, de uma forma disruptiva”, explica o coordenador. Para completar, também para 2022, está prevista uma integração do SAC Digital ao Portal Gov.Br, de modo a oferecer aos usuários a alternativa de acessar o ambiente da plataforma baiana por meio do mesmo login utilizado no site do governo federal.

Fonte: Ascom Saeb

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