Número de brasileiros com conta exclusivamente digital salta 73%

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking entre os países com maior número de clientes de serviços financeiros que já possuem uma conta bancária exclusivamente digital.

Foto: Divulgação/Nubank

Entre tantos impactos que a pandemia deixou para o Brasil e para o mundo, a digitalização de atividades e serviços foi clara. No universo financeiro, os bancos digitais ganharam espaço com diferentes soluções e ferramentas. Se 2021 foi mais um ano marcado pelo aumento da receptividade de consumidores aos serviços financeiros digitais, a expectativa é que esse mercado continue com um crescimento ainda mais acelerado em 2022.

De acordo com o levantamento Global Digital Banking Index 2021, que ouviu 47 mil pessoas em 28 países, uma entre quatro pessoas já é cliente de algum banco digital. Ainda assim, 46% dos entrevistados que ainda não são usuários afirmam que podem chegar a ser, especialmente com a motivação de ter acesso a serviços bancários regulares, mas com melhor relação, assim como uma experiência de usuário simples por aplicativo e comunicação clara e simples.

Entre os brasileiros, de 2018 até 2020 houve um aumento de 73% de quem usa conta exclusivamente digital. Além disso, 78% dos clientes desse tipo de conta declaram ter confiança para compartilhar dados com as instituições. Destaque entre os mercados, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking entre os países com maior número de clientes de serviços financeiros que já possuem uma conta bancária exclusivamente digital, com 44% da população utilizando a tecnologia. Em primeiro lugar está a Arábia Saudita (54%). Os Emirados Árabes Unidos (51%) aparecem em segundo.

O estudo é uma avaliação feita pelo banco digital alemão N26 a partir dos números da pesquisa 2020 Global Banking Consumer Study, da Accenture. Vale ressaltar que o levantamento define um banco exclusivamente digital como uma instituição que não possui interação presencial com o cliente. Já o termo ‘neobanco’ é um banco exclusivamente digital que não faz parte de um banco tradicional.

O N26 chegou ao Brasil no final de 2021 e recebe os primeiros clientes em janeiro de 2022. Em um primeiro momento, a instituição vai permitir que duas mil pessoas abram conta no banco. No País, a instituição vai concorrer com nomes como Nubank, C6, BTG Pactual Digital, Inter, Neon, Next, entre outros.

Ainda de acordo com a pesquisa, o crescimento acontece com velocidades nos diferentes mercados. Nos Estados Unidos, por exemplo, a aceleração é bem menor se comparada ao Brasil. Entretanto, isso demonstra as possibilidades de crescimento no setor.

De 2018 até 2020, a participação de clientes com contas bancárias exclusivamente digitais saltou de 14,3% para 18,7% nos EUA. Na Alemanha, principal economia do bloco europeu, o número cresceu de 7,5% para 10,1%. Já no Brasil, o aumento foi o maior observado entre os 28 países da pesquisa, passando de 25,4% para 44%.

A pesquisa mostra que o brasileiro usa mais o smartphone do que a média global, o que se reflete não só na utilização das redes sociais, mas de outros serviços no ambiente digital.

Fonte: Estadão Conteúdo

Next Post

Vocalista do Mastruz Com Leite diz ter sido assediada por colega de banda; veja vídeo

Qua Jan 5 , 2022
Nos stories, do Instagram, a cantora disse que ato aconteceu enquanto ela e o marido dormiam em coma alcóolico Larissa Ferreira, vocalista da banda Mastruz com Leite, denunciou que foi abusada por um colega do grupo. Nos stories, do Instagram, a cantora disse que ato aconteceu enquanto ela e o marido dormiam em coma alcóolico. “Foi […]

Postagens