Governo autoriza desapropriação de área de 80 mil m² para construção do VLT

Foto: Divulgação/Governo da Bahia

O governador Rui Costa autorizou a desapropriação de uma área de 83.233,57m² no entorno da região onde será implantada uma subestação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)/Monotrilho do Subúrbio, em Salvador. A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (17), do Diário Oficial do Estado (DOE).

A área em questão é a maior já desapropriada para a obra até o momento e equivale a aproximadamente 10 campos de futebol.

O texto informa que a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), fica autorizada a promover os atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência, para efetivação da desapropriação, e a providenciar inclusive, a liquidação e o pagamento da indenização.

Na quarta (15), o governo publicou decreto que autorizou a desapropriação de uma área de 6 mil m² Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Avenida Suburbana, na altura do bairro de Bela Vista do Lobato (veja aqui).

A obra está sendo tocada através de uma parceria público-privada entre o governo e a Concessionária Skyrail Bahia. O sistema terá capacidade de transportar cerca de 172 mil passageiros por dia, nos 28 trens que irão circular ao longo de 23,3 quilômetros para ligar Salvador à cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, passando por 25 paradas.

Os primeiros testes operacionais devem ser realizados já no primeiro semestre de 2022. Já no segundo semestre, um trecho de dois quilômetros entre as paradas Calçada e Santa Luzia será liberado. Em 2023, no primeiro semestre do ano, está prevista a entrega de um trecho de pouco mais de quatro quilômetros que deverá chegar até a parada Lobato. A previsão é que o VLT do Subúrbio esteja com 100% do projeto concluído no segundo semestre de 2024. O investimento total está avaliado em R$ 2,5 bilhões.

Fonte: BN

Next Post

Governo suspende venda de 24 marcas de azeite. Veja lista

Sex Dez 17 , 2021
Operação de fiscalização foi conduzida pelo Ministério da Agricultura com a finalidade de impedir a venda de produtos fraudados Uma operação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de impedir fraudes em azeites de oliva resultou na suspensão da comercialização de 24 marcas em São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, […]

Postagens