Governo federal vai estender seguro-desemprego a vítimas das chuvas

Medidas foram anunciadas em meio à visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à região

Moradores tiveram que usar barcos para se deslocar em suas submersas – Foto: Reprodução

O governo federal decidiu estender o seguro-desemprego e permitir a pausa dos pagamentos da casa própria das famílias atingidas pelas fortes chuvas na Bahia. As medidas foram anunciadas neste domingo, 12, em meio à visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à região.

Bolsonaro sobrevoou a área atingida pelas enchentes neste domingo, 12, com os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), João Roma (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde). No fim da visita, Marinho disse que o governo decidiu estender por 2 meses o seguro-desemprego das famílias da região.

Apoio às famílias

A Caixa Econômica Federal também anunciou medidas de apoio às famílias atingidas pelas chuvas no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais neste domingo, 12. O banco vai permitir que os moradores dos municípios atingidos pelas chuvas solicitem a pausa, por até 90 dias, dos pagamentos da casa própria. Quem tem prestações atrasadas  com o banco também poderá pedir a renegociação do financiamento imobiliário.

A Caixa disse que também vai dar suporte aos clientes para o acionamento e o pagamento imediato das indenizações do seguro habitacional. Além disso, oferecerá suporte técnico para as prefeituras levantarem os danos e estimarem os custos da recuperação de obras e edificações atingidas pelas chuvas, como pontos, vias de acesso, postos de saúde e escolas.

No sábado, 11, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, também anunciou a liberação do saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhadores dos municípios que tiverem a situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

O Ministério do Desenvolvimento Regional já reconheceu situação de emergência em 17 municípios da Bahia e 31 cidades de Minas Gerais.

Fonte: A Tarde

Next Post

Salvador: Inscrições para programa Bolsa Estudo estão abertas até nesta segunda (13)

Seg Dez 13 , 2021
O prazo para a finalização das inscrições foi prorrogado em função de um problema inicial no sistema. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), está com inscrições abertas, até o meio-dia desta segunda-feira (13), para o programa Bolsa Estudo. O programa concede um auxílio para que servidores públicos efetivos e empregados […]

Postagens