Conferência Municipal discute metas e desafios da Educação em Alagoinhas

Foto: Roberto Fonseca – SECOM

Foi realizada nesta segunda (6) e terça (7), a 4ª Conferência Municipal da Educação – COMEA. O evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), em parceria com o Fórum Municipal da Educação, teve como objetivo avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no Planos Nacional da Educação, seus desafios e o que ainda deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados.

A conferencia teve início na segunda à noite, com uma solenidade na Câmara de Vereadores, que contou com a participação de professores, gestores, estudantes, equipe da SEDUC, entidades representativas dos setores da Educação no município, secretários e secretárias municipais, e das vereadoras Luma Menezes e Juci Cardoso.

A mesa de abertura do evento foi composta por  Joaquim Neto, prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo,  secretário municipal de Educação, José Cleto ( Cleto da Banana) , presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Ribeiro dos Santos ( Thor de Ninha) , vereador e representante do Fórum Municpal da Educação e da Comissão de Educação na Câmara, Adaltto Ramalho Lima, representante do Fórum Municipal da Educação e Jane Almeida , representando o Conselho Municipal de Educação.

Após a apresentação cultural dos músicos da Associação das Pessoas com Deficiência Visual ( Apedva), os participantes da mesa saudaram os presentes e destacaram a importância da participação dos diversos setores e segmentos da sociedade civil organizada no debate da educação municipal, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, nas esferas pública e privada.

“Mais do que nunca, a Educação no país precisa de um ‘cinturão social de proteção, e esse é, em minha opinião,  o papel das conferencias municipais. Precisamos que todos se envolvam.As temáticas da inclusão e da democracia devem estar em primeiro plano, para que esse bem maior, que é a Educação, esteja protegido, e que chegue para todos que desejam, todos que precisam”, disse o secretário Gustavo Carmo.

O vereador Thor de Ninha lembrou dos impactos na aprendizagem durante o período da pandemia.

“São muitos os prejuízos que tivemos na Educação, que talvez há quem diga que não tem retorno, mas nós podemos fazer a diferença, e essa conferencia municipal é uma oportunidade de construir a Educação que a gente precisa, nesse momento”, pontuou.

“Muito do que planejamos já foi alcançado, mas ainda há muito o que se fazer e, para isso, temos contado com a excelente equipe da secretaria da Educação, com os nossos professores e gestores, e continuaremos comprometidos, avaliando e monitorando o nosso plano municipal, para alcançarmos os objetivos”, declarou Joaquim Neto.

Como palestrante do evento, foi convidado o professor doutor, Penildo Silva Folho, que explorou o tema central da conferência “Educação, Políticas Públicas, Diversidade e Democracia.

Durante toda a tarde desta terça-feira (07), as atividades aconteceram no auditório do CETEP, e foram focadas na apresentação dos assuntos debatidos nas plenárias divididas por seis eixos, e realizadas virtualmente durante toda a manhã. Também ocorreu a eleição de 5 representantes que vão participar das etapas estadual e nacional da conferência.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

'Melhor perder a vida do que a liberdade', diz Queiroga após recusa ao passaporte vacinal

Qua Dez 8 , 2021
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, nesta terça-feira (7), que é “melhor perder a vida do que perder a liberdade” ao justificar medidas tomadas pelo governo Jair Bolsonaro (PL) de combate à pandemia da Covid-19. A declaração de Queiroga, reproduzida de uma fala já feita pelo presidente, em março, ocorreu durante coletiva de imprensa realizada […]

Postagens