Mapa do endividamento no Brasil bate recorde: 75% das famílias têm dívidas

Segundo uma pesquisa da Serasa, obtida com exclusividade pelo Fantástico, o desemprego é o maior motivo para se endividar: três em cada dez inadimplentes estão sem trabalho.

Foto: Reprodução-Sem trabalho, brasileiro se endivida no cartão para fazer supermercado

A pesquisa realizada pela Serasa revela os motivos de endividamento no país nos últimos 12 meses. Com o baque da pandemia, o desemprego se tornou a maior causa de dívidas dos brasileiros. Três em cada dez inadimplentes estão sem trabalho. A pesquisa também mostra que a média das dívidas é de R$ 4 mil.

Solange é doméstica em Manaus e conta que na época em que precisou fazer uma cirurgia estava desempregada.

“Resolvi pegar um empréstimo no banco, mas não consegui pagar até o final. Eu trabalho fazendo faxina e as pessoas estavam com medo da pandemia, então não tinha trabalho”, afirma.

A pesquisa revela que a maioria das pessoas sente muita vergonha da dívida. Foi o que 88% dos entrevistados afirmaram. Ficar devendo também acaba prejudicando o trabalho para 76%, os relacionamentos familiares para 64%, com os parceiros para 62%, e a vida social de 84%.

Mas um feirão de negociação de dívidas, organizado pela Serasa, já permitiu que 2,7 milhões de brasileiros limpassem seus nomes. Matheus, que trabalha na instituição, conta que percebe na população uma grande vontade de pagar suas dívidas.

“Ninguém fica numa fila daquela porque quer, é porque precisa. Porque tem o orgulho próprio de querer pagar aquela dívida e recomeçar. ”

A Mayara voltou a sonhar e agora pretende comprar a casa própria. “Dívida agora só onde o meu passo alcança. Se não der para pagar, eu não faço”, garante.

Fonte: Globo

Next Post

Veja quais são os possíveis candidatos à Presidência do Brasil nas eleições de 2022

Seg Dez 6 , 2021
Corrida presidencial entrou em fase decisiva, com principais pré-candidaturas já colocadas A corrida presidencial de 2022 entrou em uma fase decisiva, com as principais pré-candidaturas já colocadas e intensa movimentação dos atuais favoritos -o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o postulante à reeleição Jair Bolsonaro (PL)- e dos que tentam despontar na chamada terceira via. Definições […]

Postagens