Evento da SEDUC celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Foto: Roberto Fonseca – SECOM

Nesta sexta-feira dia 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data é promovida desde desde 1992, e serve de alerta e reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, buscando conscientizar a sociedade e lutando por igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.

E em homenagem a esta data, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), por meio do Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado – AMEEI, realizou, na manhã desta quinta-feira (02), uma ação com atividades multidisciplinares , no estacionamento da Prefeitura, com as participações do prefeito Joaquim Neto, do secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, equipe pedagógica da SEDUC, toda a equipe da instituição, representantes da Pestalozzi, da Escola Irene Andrade, interprete de libras e representantes da banda da Associação de Pessoas com  Deficiência Visual de Alagoinhas (APEDVA), que fizeram uma apresentação.

“Esse evento é um ato de acolhimento e reconhecimento dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência. Qualquer um pode se tornar uma pessoa com deficiência, como em casos de acidente, por exemplo, e é inadmissível que essas pessoas ainda sofram preconceito”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.

“Da parte da gestão municipal, por meio da secretaria, temos movido todos os esforços para avançarmos na Educação Inclusiva, e uma das ações foi a criação da AMEEI, onde estudantes do ensino municipal e suas famílias recebem a atenção necessária, e os educadores, a formação e os materiais para que esse trabalho seja desenvolvido da melhor forma nas salas de recursos multifuncionais da rede, além de parcerias com instituições que atendem esse público ”, enfatizou o secretário Gustavo Carmo.

A diretora da AMEEI, Emília Libório, destacou a importância da data para trazer reflexões de como oferecer o melhor cuidado. “O nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham o melhor atendimento e que os profissionais estejam preparados para atender com maior qualidade e humanidade possíveis ”, afirmou.

“ Abraços e nossa gratidão pela oportunidade de estramos aqui hoje, mostrando o nosso trabalho. E a sigla APEDVA, esse ” PE” tem para mim muita força, porque antes da deficiência tem uma pessoa, são pessoas com deficiência. Antes de você ver a deficiência , deve ver o ser o humano, com sentimentos , potencialidades e capaciadade de ir ao mesmo lugar que os outros vão”, ressaltou  o vice-presidente da APEDVA, Antònio Marcos.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Agência é explodida no interior da Bahia; televisão é furtada em banco de Salvador

Sex Dez 3 , 2021
No interior, crime foi cometido na cidade de Iguaí, sudoeste baiano. Em ambos casos não há registro de feridos. Uma agência bancária foi explodida na cidade de Iguaí, no sudoeste da Bahia, e outra foi arrombada e furtada em Salvador, na madrugada desta sexta-feira (3). Não há registro de feridos em ambos casos. No interior do […]

Postagens