Alagoinhas é o primeiro município a receber a Caravana de Interiorização do Programa Bahia.Estado Voluntário

Foto- Secretaria Municipal de Comunicação – SECOM

Alagoinhas é o primeiro município a receber a Caravana de Interiorização do Programa Bahia.Estado Voluntário. A iniciativa do governo do estado foi apresentada à gestão municipal, na manhã desta terça-feira (23), no Gabinete da Prefeitura, pela coordenadora da Plataforma Plataforma Bahia.Estado, Kátia Camillo. Participaram do encontro o Chefe de Gabinete, Raimundo Queiroz, o secretário de Administração, Lula Prata, o assessor de  Gabinete do Governo do Estado, Benito Brasileiro, o subsecretário de Relações Institucionais, André Barros, e representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SEDEA), e de Assistência Social (SEMAS).

Lançado em 2019, o programa – A plataforma Bahia.Estado Voluntário (www.estadovoluntario.ba.gov.br) possibilita a intermediação entre voluntários e entidades. Os candidatos que pretendem atuar em um trabalho voluntário devem fazer seu cadastro na ferramenta, informando as suas áreas de interesse e os horários disponíveis. Já as entidades públicas ou privadas cadastram seus projetos e informam quais são as necessidades de colaboradores. Quando os dois lados coincidem, a plataforma faz a intermediação. O voluntário recebe o convite do portal de acordo com perfil que indicou em seu cadastro, mas a opção de aceitar é facultativa.

Conforme explicou Katia Camillo, a caravana tem como objetivo apresentar o programa estadual às cidades e atuar como uma ferramenta de facilitação para projetos sociais e voluntários. A coordenadora destacou o potencial de Alagoinhas como critério de escolha para ser uma das 16 cidades do estado a receberem o programa de interiorização da plataforma. “ Fizemos uma seleção. e por Alagoinhas ser uma cidade de quase 200 mil habitantes e possuir muitas entidades e iniciativas do terceiro setor , tem todas as condições para participar e ter sucesso no programa , assim como tem sido a experiência em Salvador. Esta primeira etapa é de apresentação do projeto para a gestão pública e também teremos um voluntário no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que passará informações sobre o programa e fará a busca ativa de participantes. A intenção é propagar a importância do trabalho voluntário e alcançar o maior numero de pessoas possível, para dar apoio em projetos sociais, escolas e outras instituições”, afirmou a coordenadora.

“A partir dessa reunião preliminar, marcaremos encontros com as demais secretarias municipais e outros segmentos, para definirmos as estratégias de implementação do programa no município”, informou o secretário de Administração , Lula Prata.

Fotos- Secretaria Municipal de Comunicação – SECOM

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Feirão Serasa Limpa Nome inicia atendimento presencial em seis capitais

Ter Nov 23 , 2021
Entre os dias 23 e 27 de novembro, negociações poderão ser feitas de forma presencial em Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Versão online do feirão vai até o dia 5 de Dezembro. O Feirão Serasa Limpa Nome deu início, nesta terça-feira (23), à fase presencial de atendimentos em seis capitais […]