Brasil vence a Colômbia e garante classificação à Copa do Mundo de 2022

Lucas Paquetá, contra a Colômbia (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

O Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (11), em São Paulo. A partida era válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Com o triunfo, a seleção do técnico Tite garantiu vaga no Mundial com cinco rodadas de antecedência. O gol foi de Lucas Paquetá.

Na América do Sul, os quatro primeiros se classificam para a Copa. O quinto colocado disputa uma repescagem contra uma equipe da Oceania.

Com a vitória, o Brasil chegou a 34 pontos. A Colômbia, por sua vez, ficou com 16 pontos, em 5º lugar. O Chile, que venceu o Paraguai por 1 a 0, nesta quinta-feira, foi a 16, em 4º lugar. Se colombianos e chilenos vencerem todos os jogos restantes, chegam a 31 pontos no máximo. Não passarão à frente do Brasil.

O Uruguai, que enfrenta a Argentina nesta sexta (12), tem 16 e está em 6º lugar, fora da zona de classificação. Pode chegar a 34 pontos se vencer os argentinos e os cinco jogos que ainda terá pela frente. Na última rodada, o Uruguai ainda enfrenta o Chile.

Nesta terça-feira (16), o Brasil duela contra a Argentina, em San Juan. O volante Casemiro cumpre suspensão nesse jogo.

TÉCNICO

Com a partida desta quinta, Tite chegou a 67 jogos à frente da seleção brasileira. É o 4º que mais treinou a equipe, atrás de Zagallo (126 jogos), Parreira (112) e Dunga (85). Todos esses, porém, tiveram mais de uma passagem no comando da equipe. Tite está no cargo desde 2016.

O JOGO

Armado num 4-3-3, o Brasil mostrou pouca criatividade e criou poucos lances de perigo no primeiro tempo. A jogada de maior perigo surgiu apenas aos 36 minutos, quando Danilo recebeu na ponta-direita e tentou o cruzamento. Tessillo tentou cortar e a bola desviada por ele bateu na trave. Aos 47, Marquinhos cabeceou com perigo, mas para fora, após cobrança de escanteio.

A Colômbia, por sua vez, levou mais perigo ao gol brasileiro. Aos 6 minutos, o volante Barrios arriscou de fora da área e a bola saiu rente ao travessão. Aos 20, Zapata chutou com perigo, mas para fora. Aos 37, o goleiro Alisson fez uma defesa boa em chute de Quadrado. Aos 390, Luis Diaz chutou com perigo, mas mandou à esquerda do gol.

Na etapa final, o Brasil voltou com o atacante Vinicius Junior no lugar do meia-central Fred. O time ficou no 4-2-3-1, com Neymar como meia ofensivo. O time não correu riscos, mas desperdiçou as jogadas quando chegava à frente.

Aos 18 minutos, Tite colocou Matheus Cunha e Antony nos lugares de Gabriel Jesus e Raphinha. Revelado pelo Coritiba, Matheus Cunha teve duas chances após cruzamentos de Antony, mas mandou para fora.

Aos 27 minutos, numa das poucas vezes em que encaixou um passe criativo, Neymar deixou Lucas Paquetá de frente para o gol e ele finalizou no canto direito do goleiro Ospina: 1 a 0. A Colômbia tentou sair para o jogo e deu mais espaço ao Brasil, que não conseguiu aproveitar. Aos 41 minutos, Lucas Paquetá deu lugar ao volante Fabinho. Aos 43, Vinicius Junior recebeu livre e driblou Ospina, mas perdeu a bola e desperdiçou grande chance. Aos 44, Antony perdeu outra boa chance.

BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA

Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred (Vinicius Júnior) e Lucas Paquetá (Fabinho); Raphinha (Antony), Gabriel Jesus (Matheus Cunha) e Neymar. Técnico: Tite
Colômbia: Ospina; Muñoz (James Rodriguez), Davinson Sánchez, Tesillo e Mojica (Cuellar); Barrios (Muriel), Lerma e Yairo Moreno; Cuadrado, Zapata (Borja) e Luis Díaz (Roger Martínez). Técnico: Reinaldo Rueda
Gols: Lucas Paquetá (27-2º)
Cartões amarelos: Mojica, Barrios, Fred, Cuadrado, Neymar, Casemiro, Vinícius Junior
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Público: 22.080 (pagante)
Local: Itaquerão, em São Paulo, quinta-feira

Fonte: BP

Next Post

PM em cadeira de dentista percebe assalto à clínica e reage no DF

Sex Nov 12 , 2021
Policial era atendido quando ladrões entraram e renderam pacientes e funcionários. Militar conseguiu sacar arma, feriu um dos assaltantes e prendeu outro; nada foi roubado. As câmeras de segurança de uma clínica odontológica em Ceilândia, no Distrito Federal, flagraram uma tentativa de assalto nesta quinta-feira (11) e a reação de um policial militar que era atendido […]