Alagoinhas: Projeto “Um dia de prefeito” aproxima crianças do dia dia da gestão municipal

Foto: Roberto Fonseca – SECOM

Filhos e filhas de servidores municipais participaram, nesta sexta-feira (05), da primeira edição do projeto “ Um dia de Prefeito”, desenvolvido pelo Executivo Municipal, por meio da Controladoria – Geral do Município (COGER).

A ação aconteceu na sede da Prefeitura e tem como objetivo envolver as crianças em atividades que sejam voltadas ao exercício da cidadania, dar voz ao que elas pensam sobre as melhorias que precisam ser feitas no município, e levar informações sobre como funciona a gestão, e a importância dos poderes executivo e legislativo.

O ponto de partida para a participação nas atividades foi o envio, nas semanas que antecederam a ação, de um vídeo no qual respondiam à pergunta “ O que faria se fosse prefeito por um dia? “. E durante esta manhã, acompanhados pelos pais e/ou responsáveis, 20 crianças com idades de até 11 anos, participaram de brincadeiras com palhaço e de uma palestra Kids, que despertaram a atenção para os temas de forma lúdica.

Em seguida, elas foram conhecer o gabinete, onde tiveram a oportunidade de sentar na cadeira do Executivo Municipal, fazer perguntas ao prefeito Joaquim Neto e ao vice-prefeito, Roberto Torres, e apresentar suas sugestões para a cidade. Cada criança recebeu um certificado de “Prefeito (a) – Mirim”.

Pedidos de praça, asfalto, sugestões para evitar desperdício de água e construção de shopping foram algumas das demandas apresentadas. “Todas as crianças que estão aqui hoje podem ser prefeito ou prefeita, ou ocupar outro cargo público um dia, e recebê-las no gabinete, conversar com cada uma delas é um enorme prazer. Ações como essas são importantes para que as novas gerações possam compreender nosso papel como cidadão e cidadã, e que todos nós somos responsáveis pela gestão dos espaços públicos”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.

Flávio Oliveira Júnior (foto acima), de 7 anos, está no Ensino Infantil, mas já tem algumas ideias do que poderá ser quando crescer, segundo ele ‘juiz comunitário, psicólogo ou prefeito’.“ Eu falei no vídeo e aqui, tudo que eu imaginei e que queria que desse certo para a gente ter uma cidade melhor, como ruas melhores e operações para que não tenham mais enchentes”, disse o menino.

“Hoje demos um grande passo com ações do Executivo, de trazer para as crianças dessa cidade o conhecimento sobre cidadania, sobre políticas públicas e sobre autoridades municipais. Termos esse feedback das crianças é muito importante porque elas têm opiniões sinceras, e esse incentivo é essencial para que elas despertem o desejo de cuidar da cidade e de também serem líderes”, avaliou a controladora – geral do município e coordenadora do projeto, Leila Carla Vila Flor.

Ainda segundo Leila Carla, esse é primeiro evento de muitos que virão. “ Estenderemos para rede de ensino municipal, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, e o objetivo é também alcançar a rede privada e a estadual. Temos um plano de ação do projeto Coger Itinerante  para que todas as crianças do município  tenham a oportunidade de entender melhor como funciona a gestão municipal”, completou.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Procon-BA realiza mutirão de negociação de dívidas com instituições financeiras

Sáb Nov 6 , 2021
A Superintendência de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon-BA) vai realizar, durante todo o mês de novembro, o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira com instituições financeiras e bancárias. As dívidas serão negociadas pela plataforma de mediação de conflitos do órgão. O objetivo da ação, explica o Procon-BA, é oportunizar aos consumidores baianos a negociação para […]

Postagens