Acidente na Garibaldi: jornalista terá de provar que teve mal súbito após negar teste de alcoolemia, diz especialista em trânsito

foto: leitor/Aratu On

O que acontece quando uma pessoa se recusa a fazer o teste do bafômetro?

A dúvida voltou à tona após um acidente envolvendo o jornalista Marcelo Castro, da TV Record, na madrugada do último domingo (31/10). Ele colidiu contra um veículo da Superintendência de Trânsito (Transalvador), na Avenida Garibaldi, e, na ocasião, recusou-se a fazer um teste de alcoolemia.

Ninguém ficou ferido e o repórter alegou, posteriormente, que passou mal enquanto dirigia. Nesta segunda-feira (1/11), o tenente coronel Luige Souza, especialista em trânsito e professor do Detran, falou ao programa Cidade Aratu sobre o caso e alertou à população a respeito de infrações relacionadas à alcoolemia e ao ato de dirigir sentindo-se mal.

“É preciso comprovar o mal súbito por meio de exame médico. Ele [Marcelo] foi encaminhado para a delegacia e lá deve ter sido expedido um exame médico”, iniciou Souza, em entrevista ao vivo. O oficial lembrou, ainda, que está previsto, no Código de Trânsito Brasileiro, a infração de natureza média caso a pessoa dirija sem se sentir bem.

RECUSA DE TESTE DO BAFÔMETRO

Se uma pessoa não quiser fazer a verificação, pode pagar multa de R$ 2.934,70 e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Ou seja, o mesmo aplicado a quem tiver a embriaguez comprovada.

Caso o (a) motorista faça o teste e seja identificado que ele (a) bebeu, há duas situações. “Se o número indicado ficar entre 0,05 e 0,33, trata-se “apenas” de uma infração de trânsito gravíssima. Igual ou superior a 0,34, já é um crime de trânsito e a pessoa vai ser presa em flagrante”, expicou Luige Souza.

ACIDENTE COM JORNALISTA

Após bater sua BMW em uma viatura da Transalvador e se recusar a fazer o bafômetro, o jornalista Marcelo Castro foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM). A PC, inclusive, instaurou inquérito regular para apurar o caso e expediu as guias periciais.

Next Post

Presidente quer discutir preço dos combustíveis na volta ao Brasil

Seg Nov 1 , 2021
Segundo Bolsonaro, a Petrobras programa novo aumento em até 20 dias Em visita à cidade de Anguillara Veneta, na Itália, nesta segunda-feira (1), o presidente Jair Bolsonaro disse à imprensa que soube “extraoficialmente” que um novo aumento dos combustíveis está sendo planejado pela Petrobras para daqui a 20 dias. Segundo ele, o assunto será prioridade em […]

Postagens