SESAU promove campanha de prevenção ao câncer de boca em Alagoinhas

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Saúde (SESAU), realiza na próxima quinta-feira (04) uma ação para mobilização da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. O evento, que acontece em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FATEC), contará com orientações e triagens no pátio da Prefeitura de Alagoinhas que contará com a Unidade Móvel de Saúde.

A Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal será realizada das 8h às 12h, e atenderá em livre demanda, não sendo necessário fazer agendamento para realizar a triagem. “O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Se não for detectado no início, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia à radioterapia ou quimioterapia”, afirma a secretária de Saúde, Laína Passos.

Na triagem, os dentistas e estudantes de odontologia vão observar se existem manchas brancas, feridas e outros sinais que podem estar associados à essa doença. O tabagismo, responsável por 80% a 90% dos casos; além do uso excessivo de álcool, exposição ao sol sem proteção solar e infecção pelo vírus HPV são alguns dos fatores de risco à doença.

O câncer de boca é o câncer que afeta lábios, língua e mucosa oral. “Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que no Brasil são registrados cerca de 15.490 novos casos de Câncer Bucal por ano. Desse total, 11.140 são homens e 4.350 mulheres. A prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas. Se há metástase, a taxa de cura cai para 20% somente”, explicou a professora da Faculdade FATEC, Juliana Simoura.

As visitas periódicas ao dentista devem fazer parte da rotina e ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer. É importante estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias procure um dentista.

A Lei Federal n° 13.230, de 28 de dezembro de 2015, institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que é celebrada anualmente na primeira semana de novembro.

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Com apoio da Prefeitura de Alagoinhas, Associação de Oncologia Nova Vida promove Caminhada do Outubro Rosa

Dom Out 31 , 2021
Em Alagoinhas, no sábado (30) foi realizada mais uma mobilização pela saúde. A Associação de Oncologia Nova Vida, com apoio da Prefeitura de Alagoinhas, realizou uma caminhada pelo centro da cidade onde foram intensificados a importância da prevenção, do acompanhamento médico e do diagnóstico precoce de doenças. A mobilização do Outubro Rosa, voltada à Saúde da […]

Postagens