SEDUC lança plataforma on-line para gestão da rede de ensino municipal

Foto: Roberto Fonseca

A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), apresentou, na noite desta segunda-feira (18), no auditório do Hotel Absolar, o sistema de Gestão Educacional Minha Nova Escola, que visa centralizar e otimizar todas as operações que envolvem a Rede Municipal de Ensino, proporcionando um ganho expressivo na qualidade da prestação dos serviços, com mais agilidade, segurança, transparência e simplicidade.

Composta por cinco sistemas integrados, e com diversas funcionalidades, a plataforma possibilitará uma gestão educacional com acesso a relatórios de desempenho dos alunos, estatísticas, Censo Escolar, matrícula e rematrícula on-line, planos de aulas, lançamento de notas e frequência pelos professores, gestão de pessoal, e interação professores e estudantes por meio de salas de aulas virtuais, nas quais serão compartilhados conteúdos, atividades, avaliações e materiais complementares.

Com a implementação desta importante ferramenta, os servidores também poderão ter acesso a um ambiente de qualificação profissional repleto de cursos que podem ser oferecidos pela SEDUC, além do compartilhamento de experiências, formando uma rica base de dados com os trabalhos desenvolvidos pela rede.

Foto: Roberto Fonseca

Conforme explica a coordenadora de Tecnologia da Informação da SEDUC, Jamille Cerqueira, a experiência de integração e centralização numa era de extrema valorização de serviços digitais reflete positivamente para toda a comunidade escolar. “O objetivo é unificar todo o cenário pedagógico em apenas um ambiente, aprimorando a formação continuada para os profissionais, fomentar um espaço para formação dos estudantes em recursos tecnológicos, já visando o mercado de trabalho , além de trazer todos benefícios de termos todos os dados relativos à gestão acadêmica em um só local, com fácil acesso e de forma intuitiva”, pontua.

“O portal da Secretaria da Educação é uma plataforma que coloca a nossa secretaria de uma vez por todas na Era Digital, que instrumentaliza os profissionais para uma melhor interação entre a família e a escola. A gente há de convir que ano que vem será um ano de desafios, e essa ferramenta será vital para minimizar o impacto da pandemia na aprendizagem”, afirmou o secretário da Educação , Gustavo Carmo.

Foto: Roberto Fonseca

Ainda de acordo com o secretário, outro avanço será o lançamento, em breve, da aquisição de internet gratuita para os estudantes do Fundamental I, com dados patrocinados por meio de uma parceria com o Programa Educar pra Valer, da Fundação Lemman.

“A implantação de uma plataforma própria dessa magnitude, na qual será oferecida toda a gama de recursos e serviços que a Secretaria Municipal da Educação possui, e que vem para facilitar o dia dia dos pais, estudantes, gestores e professores, representa uma avanço gigantesco para a nossa rede municipal de ensino. Nos dias de hoje, não há como evoluir e atingir as metas que estabelecemos, sem essa conexão, e essa realização é motivo de muito orgulho das equipes que fazem parte da secretaria”, destacou o prefeito Joaquim Neto.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com a Seduc, o próximo passo será a capacitação dos gestores e professores e demais servidores sobre a operacionalização das ferramentas, e a catalogação dos dados nos sistemas. Concluídas essas etapas, os pais e estudantes poderão acessar a plataforma por meio do site  www.minhanovaescola.com.br, e fazerem o login com o número da matrícula na unidade escolar.

No momento, mais de 97% das 78 unidades escolares da rede municipal já estão conectadas à internet.A partir de novembro deste ano, a secretaria começará a entrega de impressoras multifuncionais.

O lançamento da plataforma Minha Nova Escola também contou com as presenças dos secretários municipais de Governo, Jorge da Farinha, de Comunicação, Maurílio Fontes, da subsecretária da Seduc, Keite Lima, da presidente interina do Conselho Municipal da Educação , Adalira Santana, diretores, professores e estudantes.

Foto: Roberto Fonseca

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Durante assalto a ônibus interestadual na BR-101 em Alagoinhas, passageiros são obrigados a ficar apenas de cueca

Qua Out 20 , 2021
Mesmo com a ação criminosa, ninguém ficou ferido. Os homens foram obrigados a ficar apenas de cueca durante o roubo Um ônibus interestadual foi alvo de criminosos na madrugada desta quarta-feira (20) na BR-101, na cidade de Alagoinhas (BA). Nenhum suspeito do crime foi preso. O veículo da Gontijo seguia de São Paulo (SP) para Currais […]

Postagens