Com retorno de aulas presenciais, deputado indica programa de testagens para Covid-19 em escolas baianas

Foto: divulgação

Após o anúncio do retorno das aulas 100% presenciais já a partir da segunda feira (27/9), o deputado Hilton Coelho (Psol) sugeriu aos governos estadual e da capital baiana a criação de um programa de testagem ampla e periódica de alunos, profissionais de educação e demais funcionários, para detecção de possíveis casos de Covid-19 nas escolas públicas.

O protocolo de volta às aulas prevê que apenas em caso de aluno com confirmação de Covid-19, haverá suspensão temporária de aulas. “O que realmente traz mais segurança é a vacinação”, confrontou Hilton.

Coelho argumenta que a medida é importante por conta dos registros de casos de Covid-19 em diversas escolas, no estado e em Salvador, desde que as aulas foram retomadas na modalidade semipresencial.
“É importante pensarmos nas consequências da reabertura escolar que ocorre simultaneamente com o afrouxamento das restrições em toda a sociedade, e do efeito que tais ações podem ter, se não adotarmos todos os cuidados necessários para uma retomada mais segura”, sustenta.

O deputado ressalta que a proposta de testagem periódica não substitui as outras medidas de prevenção, como distanciamento social, uso de máscara, higiene das mãos, limpeza e desinfecção de ambientes. Ele usou dados de janeiro a junho de 2021, a quantidade de pessoas com até 19 anos que se contaminaram com o coronavírus na Bahia já era superior a todo o ano de 2020 (já havia cerca de 60.910 infectados frente aos 56.090 casos de todo o ano de 2020) para apresentar a proposta.

O legislador completa ainda que dados da imprensa sobre notícias de suspensão de aula por confirmação de coronavírus em escolas de Salvador, Dias d’Ávila, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Itabuna, entre outros municípios. “Recentemente, no início de setembro, infelizmente uma criança de 6 anos morreu em decorrência da Covid-19 na cidade de Queimadas, no norte da Bahia e, por causa disso, as aulas das escolas públicas foram suspensas no município”, lamentou o deputado, lembrando que o “risco aumenta com a chegada de variantes como a delta, encontrando um cenário de retorno das aulas presenciais e baixa taxa de vacinação entre crianças e adolescentes”, finalizou.

Fonte: Aratu On

Next Post

Consumo de rádio aumenta e alcança 80% dos brasileiros

Dom Set 26 , 2021
Nova edição do Inside Radio traz insights sobre o perfil do ouvinte, a expansão do consumo via web, o boom dos podcasts e as tendências de investimento publicitário no meio O consumo do rádio aumentou mesmo com as novas tecnologias. Seja no dial ou via streaming, e até por telas, o rádio não deixa de acompanhar […]

Postagens