Ex-secretário da Educação da Bahia morre em acidente de carro no sul do estado

Adeum Hilário Sauer tinha 69 anos e morreu na noite de sábado (18), em um trecho da BA-001 próximo a Canavieiras. Ele comandou a pasta entre os anos de 2007 e 2009 no governo Jaques Wagner.

Adeum Sauer, comandou a pasta da Educação entre 2007 e 2009, durante o governo Jaques Wagner — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O professor Adeum Hilário Sauer, que dirigiu a Secretaria da Educação da Bahia entre os anos de 2007 e 2009, morreu na noite de sábado (18) em um acidente de carro na BA-001, nas imediações de Canavieiras, no sul da Bahia. A informação foi confirmada pelo governo do estado.

Adeum atualmente lecionava na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, também na região sul da Bahia.

O governador Rui Costa publicou nas redes sociais uma mensagem de pesar pela perda do professor, a quem atribuiu grande empenho no trabalho pela educação da sociedade baiana.

“Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento do professor Adeum Sauer, ex-secretário estadual da Educação nos primeiros anos do governo Jaques Wagner e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, a UESC. Sua trajetória foi marcada pelo empenho em transformar a vida de baianos e baianas pela educação. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor”, disse Rui.

Governador Rui Costa lamenta morte do professor Adeum Sauer — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Governador Rui Costa lamenta morte do professor Adeum Sauer — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O atual secretário da Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, também lamentou a morte de Adeum e destacou os trabalhos feitos peplo professor, citando que ele era gaúcho e escolheu a Bahia para viver.

“É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”, disse em nota.

Ação semelhante à do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que ressaltou o conhecimento de Adeum Sauer e classificou o falecimento como uma “lastimável perda para a educação”.

“Nesse momento de dor, quero hipotecar minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e ex-alunos do professor Adeum Sauer. Homem de notório saber, uma lastimável perda para a educação. Que Deus em sua misericórdia, o receba em luz”.

Biografia
Adeum era formado em Filosofia e Direito, com pós-graduação em Sociologia e Política e mestrado em Sociologia feito na Alemanha. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime); secretário municipal de Educação de Itabuna, nos períodos de 1993-1996 e 2001-2004.

Ele também atuou como membro do Conselho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, e era e membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Fonte: G1

Next Post

Idade avançada pode aumentar risco de ocorrer queda em casa

Dom Set 19 , 2021
Tropeçar, escorregar, perder o equilíbrio e cair são experiências que fazem parte da vida de qualquer um. No entanto, com o avanço da idade, o corpo humano começa a demorar mais para se recuperar desses acidentes. Ao mesmo tempo, alterações na nossa forma de andar e na composição de músculos e ossos tornam as quedas cada […]

Postagens