Baiana inventa embalagens plásticas comestíveis para reduzir danos ao meio ambiente

Inventora busca parceria com empresas para produzir o plástico biodegradável em larga escala

Foto: Divulgação Secom GovBa

Pensando em um futuro próspero e saudável para a seu filho, a baiana Kat Oliveira inventou um tipo de plástico descartável comestível que pode diminuir a quantidade de lixo que é produzida pelos habitantes do planeta.

O projeto da inventora de 37 anos, nascida na cidade de Feira de Santana, começou há dois anos. “Desde criança, sempre gostei de roça e, quando virei mãe, vi a necessidade de reduzir esses materiais no meio ambiente. Em 2014, fiz gestão ambiental e com os avanços da tecnologia sobre as novas embalagens feitas de várias plantas, resolvi estudar o assunto e veio a ideia de fazer uma produção com as pancs”, disse, explicando que as pancs, ou plantas não convencionais, são utilizadas para fazer embalagens de plástico descartáveis e plásticos filmes.

A dedicação aos estudos ganhou força após o surgimento de novas embalagens sustentáveis. “Fazendo algumas anotações, percebi que o custo da produção ainda é muito alto. Então a minha ideia é que seja um produto mais barato. Além disso, a outra motivação que tive foi quando comecei a prestar serviços em uma cooperativa de resíduos sólidos. Percebi que um dos grandes problemas do mundo são os plásticos, porém ele não chega a ser o grande vilão, mas sim o modo como é descartado”, destacou.

Entusiasmada com o projeto, Kat acredita que há pouco investimento nessa área e que as grandes empresas acabam não olhando muito para esse tipo de invenção. Segundo ela, o diferencial de todas as outras invenções já existentes no mercado é que, por ser feito de plantas não convencionais, os plásticos podem ser comestíveis e até mesmo impermeáveis. “Ele se degrada em pouco tempo e, como é feito de maneira caseira, costumo não usar muita água para produzir”, disse. Já o tipo de plástico filme inventado por ela sequer existe outro similar. “Fiz o plástico filme a partir de um produto industrial vencido e que seria descartado. Quando vi a oportunidade, percebi que poderia utilizá-lo para a produção desse material”, concluiu.

O projeto de Kat chegou a vencer dois editais ligados às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. A ideia dela, que trabalha como autônoma, é avançar na pesquisa com o apoio de empresas parceiras do meio ambiente.

Fonte: Metro1

Next Post

Policiais do Quarto Batalhão apreendem arma de fogo e drogas em Alagoinhas

Ter Set 7 , 2021
Na noite desta segunda-feira (06), policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do 4º BPM, apreenderam arma de fogo na rua Irmã Dulce, em Alagoinhas. As guarnições realizavam rondas quando se depararam com dois homens agindo de forma suspeita, que, ao visualizarem as viaturas, empreenderam fuga. Foi realizado o acompanhamento e, ao alcançá-los, as guarnições […]

Postagens