Queiroga afirma que Ministério vai reduzir intervalo entre doses Pfizer em setembro

crédito: Evaristo Sa/AFP

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que, caso os calendários de vacinação sigam como previsto, o intervalo entre doses da vacina Pfizer deve ser reduzido de 90 para 21 dias. A informação foi divulgada por ele durante entrevista coletiva em evento piloto de testagem em massa, na manhã de hoje.

A redução do tempo entre doses deve acontecer, segundo a autoridade, após o avanço total da primeira dose, que tem término das aplicações previsto para setembro.

“Nós já anunciamos que a Pfizer, quando a primeira dose estiver mais avançada, o intervalo vai ser reduzido pra 21 dias”, afirmou o ministro, questionado também sobre uma possível terceira dose, o que, segundo ele, é uma discussão que ainda está em fase de pesquisa.

“Quando estivermos avançados na segunda dose, precisamos das respostas das pesquisas. Não se pode ter medicina baseada na ciência ‘self service’. O Ministério da Saúde contratou um estudo para avaliar os agentes imunizantes do PNI (Plano Nacional de Imunização) em relação à melhor estratégia dessa terceira dose. Então, após as respostas desse estudo, o que é feito com certa celeridade, nós já teremos a segunda dose avançando para a população acima de 18 anos e aí é o momento de se considerar a aplicação de uma terceira dose”, argumentou.

Pfizer: Bula recomenda 21 dias de intervalo

A Pfizer, produtora da vacina ComiRNAty ao lado da Biontech, reforçou que a bula do imunizante registrada na Anvisa já recomenda um intervalo de 21 dias entre doses, mas que os regimes de dosagem ficam a critério das autoridades de saúde e podem incluir recomendações seguindo os princípios locais de saúde pública.

“Sobre o ajuste no intervalo das doses para 21 dias pelo Governo Brasileiro, a Pfizer reitera seu compromisso com a ciência e segue à disposição para colaborar com as autoridades locais no que tange aos dados disponíveis e estudos realizados até o momento”, completou.

200 milhões de doses distribuídas

No evento, Queiroga ainda aproveitou para comemorar as marcas apuradas pelo Ministério da Saúde, de mais de 70% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose, 30% dos brasileiros totalmente imunizados e mais de 200 milhões de doses distribuídas.

Ele também declarou que a previsão é que agosto e setembro tenham a mesma meta de distribuição de doses: 60 milhões a cada mês, elogiando ainda o sistema de distribuição, que definiu como “eficiente”.

O ministro também pediu o fim do que definiu como “guerra das vacinas”, afirmando que o Governo Federal segue critérios demográficos para distribuir imunizantes.

Fonte: OUL

Next Post

Bandidos roubam cabeças de gado em fazenda e fazem família de caseiro refém em Catu

Sáb Ago 14 , 2021
O caso aconteceu em uma fazenda no distrito de São Miguel, na zona rural do município de Catu. Vítimas foram mantidas reféns por aproximadamente 8h Cerca de 40 cabeças de gado foram roubadas e uma família feita refém em uma fazenda na zorra rural do município de Catu (BA), na noite de quinta-feira (12). Ao Luciano […]

Postagens