Semana dos Pais da Prefeitura de Alagoinhas se inicia com muito acolhimento em Boa União

Foto: Roberto Fonseca

Como forma de acolher e valorizar a figura paterna na comunidade, seja ela representada pelo pai biológico e/ou cuidadores referenciados pelo Programa Criança Feliz, CRAS e CREAS, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realiza a Semana dos Pais.  As homenagens começaram no CRAS de Boa União e contou com a participação ativa dos presentes.

“Fazemos de tudo para aproximar as pessoas aqui, para que todos se sintam acolhidos e amados, e para que saibam que podem contar conosco a qualquer momento”, disse Munizzi Campos, coordenadora do CRAS de Boa União. Ela anunciou que, em breve, será realizada uma oficina com os pais, a fim de que possam se integrar, ainda mais, ao equipamento.

Foto: Roberto Fonseca

Derivaldo Pereira é pai de dois rapazes, um com 21 e outro com 19 anos de idade. Ele definiu a paternidade como sendo o “cominheiro” da casa, “se quebra o meio, a estrutura pode cair”. “Ser pai é cuidar da educação, tratar bem, ensinar as coisas, o que é certo e o que é errado”. Ele comentou , orgulhoso, um episódio em que a filha devolveu uma carteira cheia de dinheiro, “resultado da educação  dentro de casa”.

Pai de um garoto com 11 anos e uma menina de 03, Daniel Santos se considera um pai presente. “Saio de manhã, mas quando chego de tarde é a maior alegria dos dois!”. Segundo ele, “quem pega pro lado errado é pela ausência dos pais. O filho chega em casa com um objeto diferente e o pai não olha. Com o pai presente é menos arriscado o jovem ir pro mundo das drogas e da criminalidade”.

Durante o acolhimento, foi servido um café da manhã especial para os pais/cuidadores, com sorteio de brindes e dinâmicas que fizeram a emoção falar mais alto. Adailson Batista não se conteve e expressou, na coletividade, “ a difícil  tarefa de ter um filho, na qual cada um aprende ensinando”.

Foto: Roberto Fonseca

O coordenador da Assistência Social Básica da SEMAS, Washington Flávio, explicou que a paternidade não é apenas uma figura do gênero masculino. “Há mães que representam esse papel, assim como há pais que não são biológicos. Pai é quem cuida e dá amor!”, resumiu.

Já Emanuele Lopes, Diretora de Inclusão e Proteção Social da SEMAS, falou sobre os desafios no exercício da paternidade. “Ser pai não é fácil, muitas vezes é necessário lidar com ingratidão, mas é preciso honrar, mesmo assim. Não existe receita de bolo, existem erros e acertos”.

Foto: Roberto Fonseca

“Às vezes o filho não diz ‘pai eu te amo’ porque tem dificuldade, assim como o pai não fala isso, mas se coloca presente na vida do filho. O amor, o afeto está na simplicidade”, continuou Emanuele. “Esse momento é simples , mas o fizemos para que vocês pudessem se sentir amados. Vocês são muito importantes pra gente!”.

Para a secretária da pasta, Ludmilla Fiscina, “esse é um momento singelo, no qual compartilhamos afeto, acolhimento e agradecimento!”.

Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca

Confira a programação completa da Semana dos Pais:

Principais serviços ofertados pelos CRAS – Boa União

  • Cadastro único (CadÚnico): inclusão das famílias no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal;
  • Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: grupos de caráter coletivo que possibilitam discussões e reflexões sobre os desafios do dia-a-dia, temas que contribuem e impactam diretamente no fortalecimento de vínculos, laços familiares, empoderamento e valorização do sujeito;
  • Atendimento e acompanhamento familiar : finalidade de compreender a realidade familiar e construção de possibilidades que auxiliam na superação das vulnerabilidades;
  • Visitas domiciliares para conhecer o contexto familiar;
  • BPC: orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada para idosos acima de 65 anos e pessoas portadoras de deficiência;
  • Cadastramento do Passe Livre e solicitação de documentos: idosos a partir de 60 anos e portadores de deficiência;
  • Criança feliz: programa cujo objetivo é o acompanhamento de crianças de 0 a 3 anos de idade e crianças com deficiência de 0 a 6 anos;
  • Encaminhamentos: realizado à rede socioassistencial ou para programas e serviços.

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Cilindro de gás natural explode durante abastecimento de carro deixando funcionários feridos em posto de combustíveis de Salvador

Qua Ago 11 , 2021
Um cilindro de gás natural veicular explodiu, na manhã desta quarta-feira (11/8), por volta das 6h, em um posto de combustíveis do bairro de Aramação, em Salvador. A situação aconteceu quando o carro equipado pelo dispositivo era abastecido no estabelecimento. Após a explosão, vieram as chamas que além de provocar queimaduras no frentista que fazia o […]

Postagens