Zagallo comemora 90 anos, supera polêmicas e se torna referência

Foto: Reprodução

Um ano depois de o Brasil participar de sua primeira Copa do Mundo, em 1930, nascia aquele que iria participar de quatro entre as cinco conquistas mundiais e ajudar a impulsionar o futebol brasileiro. Naquele dia 9 de agosto de 1931, há exatos 90 anos, Mário Jorge Lobo Zagallo veio ao mundo, em Atalaia (AL), cidade situada 48 km de Maceió.

Quando ele tinha apenas oito meses, sua família deixou a cidade, famosa por ter sido o local onde foi desfeito o Quilombo dos Palmares (1710), e mudou para o Rio de Janeiro, em busca de uma vida melhor.

Aroldo Cardoso Zagallo, o pai de Zagallo, tinha como objetivo se firmar, no Rio de Janeiro, como representante comercial dos Tecidos Alexandria, uma fábrica que pertencia ao seu cunhado, Mário Lobo, irmão de sua esposa, Maria Antonieta, em Alagoas.

Tendo ele estudado na Inglaterra e a mãe de Zagallo, dona Maria Antonieta, tendo sido aluna em um internato francês em Alagoas, os pais queriam dar aos filhos uma educação ao estilo europeu, para que eles seguissem uma formação cultural robusta e cursasse contabilidade, inclusive para ajudar na empresa.

Zagallo foi matriculado no tradicional Externato São José, mas não se desapegou da bola e chegava a jogar escondido nas ruas da Tijuca e no terreno do Derby Club. Seu talento logo o levou a jogar pelo time amador do Maguary. Estava difícil segurar o ímpeto do menino.

O pai, bem-sucedido financeiramente, acabou sendo convencido pelo seu filho mais velho, Fernando, que o menino poderia seguir no futebol.

Zagallo ingressara no juvenil do América-RJ, clube do qual Aroldo era conselheiro e havia contribuído para a compra dos primeiros refletores do estádio Campos Salles.

Com seu jeito extrovertido, confiante e supersticioso (sempre gostou no número 13) logo ele foi aproveitando as oportunidades, já com o apoio do pai. Seu envolvimento com o futebol o tomou por completo e nada iria segurar aquele desejo de estar em campo.

com informações R7

Next Post

Devido à segunda etapa da limpeza do poço, Calu terá abastecimento de água afetado nesta terça(10)

Seg Ago 9 , 2021
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Alagoinhas informa que, em decorrência da segunda etapa da limpeza do poço responsável pelo abastecimento da Calu, a distribuição de água para a comunidade será interrompida das 8h às 19h desta terça-feira(10). É importante que os moradores da localidade reservem água para utilizar durante a ação de […]

Postagens