Prefeitura de Alagoinhas cria Núcleo de Escuta Especializada para Demandas Alternativas da Assistência Social (NEEDAS)

Foto: Reprodução

Com o objetivo de realizar estudos sociais, visitas domiciliares, escuta especializada e emissão de relatórios com as demandas apresentadas pelos setores e poderes  vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS),  a Prefeitura de Alagoinhas criou o Núcleo de Escuta Especializada para Demandas Alternativas da Assistência Social (NEEDAS).  O NEEDAS integra a estrutura da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e é vinculado à Coordenação da Proteção Social de Média e Alta Complexidade.

De acordo com a secretária da pasta, Ludmilla Fiscina, o novo instrumento irá qualificar a escuta sensível frente às demandas apresentadas . “Iremos fortalecer,  tanto as ações vinculadas, quanto as demandas do Conselho Tutelar, do CRAM, do CREAS, do Poder Judiciário e do Ministério Público, para que a gente possa melhorar, cada vez mais, o serviço prestado, através de visitas domiciliares e relatórios técnicos”. Ela ainda destacou o caráter inovador do Núcleo e sua capacidade “de acelerar as tomadas de decisões, fortalecendo a nossa rede”.

Os profissionais do NEEDAS – 1 assistente social e 1 psicólogo – serão capacitados para a emissão de pareceres e relatórios sociais, a fim de facilitar as decisões do Poder Judiciário e Ministério Público nas demandas de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, idosos e mulheres. “Como conseqüência, será minimizada a sobrecarga dos demais órgãos de Assistência Social, além disso, os vínculos entre o Poder Judiciário e a Assistência Social serão estreitados ”, disse o subsecretário da pasta, Ruy Brito.

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Prefeitura de Alagoinhas vacina trabalhadores da educação contra Covid-19, nesta terça (15)

Seg Jun 14 , 2021
Os trabalhadores da educação com 30 anos ou mais, atuantes em Alagoinhas, serão vacinados contra a Covid-19, com a primeira dose da Pfizer/BioNTech, nesta terça-feira (15), das 8h às 13h. As pessoas com nome nas listas enviadas pelas instituições de ensino devem apresentar RG, CPF (ou cartão SUS) e cartão de vacina para iniciar o ciclo […]

Postagens