Beneficiários do INSS: prova de vida pode ser feita sem sair de casa. Veja como

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) podem realizar a prova de vida por meio dos aplicativos Meu gov.br e Meu INSS, pelo site, em caixas eletrônicos ou até por procuração.

A medida tem o objetivo de evitar aglomerações durante a pandemia. A necessidade de fazer a prova de vida foi retomada neste mês, após interrupção em março do ano passado. Durante o período, os beneficiários não deixaram de receber seus pagamentos.

O novo sistema viabiliza a prova de vida online através de tecnologia de biometria facial, desenvolvida pelo Serpro e pela Dataprev. O procedimento vai facilitar a vida de cerca 36 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas assistenciais. Para utilizar a funcionalidade, é necessário que o usuário tenha feito a coleta de biometria para o título de eleitor, além de possuir uma conta no gov.br, o portal de serviços de governo.

Os aplicativos Meu Gov.br e Meu INSS estão disponíveis na Google Play e App Store, ou, ainda, nos ambientes web.

Prova de vida
Realizada anualmente para comprovar a existência do beneficiário e evitar fraudes, a prova de vida é exigida de todos os que recebem benefícios de seguro social por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. Para não ter o pagamento suspenso, as provas já vencidas devem ser realizadas novamente até as datas limite. Segundo estimativas da autarquia, cerca de 11 milhões de pessoas se encontram em situação de pendência, o que corresponde a um terço dos beneficiários.

Fonte: Agência Brasil

Next Post

Após 28 anos, Jorge Allan é demitido pela TV Bahia

Dom Jun 13 , 2021
Um dos nomes mais experientes da cobertura esportiva na TV Bahia, Jorge Allan foi demitido da emissora após 28 anos. A informação foi confirmada neste sábado (12) ao Bahia Notícias por pessoas próximas ao jornalista. Allan era gerente de esportes da afiliada da TV Globo no estado. Conforme apurou o BN, assumirá o cargo Hildázio Júnior, […]

Postagens