Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional a Manaus

Desde o fim de semana, ao menos 29 veículos, sete agências bancárias e oito prédios públicos foram alvo de ataques

Foto: Reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta segunda-feira (7) o envio de tropas da Força Nacional a Manaus (AM). O pedido foi feito pelo governador Wilson Lima (PSC) e a expectativa é de que o efetivo desembarque na capital nesta terça-feira (8).

“Atendendo a solicitação do governador do Amazonas, Wilson Lima, e visando ajudar no restabelecimento da paz e da ordem na capital do estado, acabo de autorizar o emprego da Força Nacional em Manaus”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, em nota em rede social.

Segundo o ministro, o planejamento operacional está sendo definido pela Senasp, do Ministério da Justiça. Desde sábado, ao menos 29 veículos, sete agências bancárias e oito prédios públicos foram alvo de ataques ordenados por uma facção criminosa, em Manaus e cidades do interior do Amazonas. Conforme balanço da Secretaria da Segurança Pública, entre os veículos, foram incendiados 18 ônibus, duas viaturas policiais, duas carretas e uma ambulância.

Até o fim da tarde, 31 pessoas tinham sido presas, entre elas dois traficantes em posição de chefia na facção Comando Vermelho. Uma criança de 11 anos foi detida, acusada de trabalhar como “olheira” para os traficantes.

No interior, os ataques foram registrados em Iranduba, Parintins Careiro, Manacaparu, Carauari e Rio Preto da Eva.

Os serviços públicos estaduais e municipais, inclusive as escolas, pararam, nesta segunda, em Manaus. O transporte coletivo, paralisado desde domingo, voltou a funcionar parcialmente no início da tarde, mas apenas até às 19 horas. Também foi interrompida a vacinação contra a covid-19.

Conforme o secretário da Segurança Pública do Estado, Louismar Bonates, mais de 400 barreiras de fiscalização foram instaladas em toda a cidade para abordagem e revista de veículos. As ações contam com apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal deslocados de Roraima. Outro efetivo deve chegar do Rio de Janeiro para ampliar o patrulhamento em cidades do interior.

Segundo o secretário, os ataques teriam sido ordenados do interior de um presídio após a morte do traficante Erick Batista Costa, o “Dadinho”, de 30 anos, em uma ação policial, sábado (5), no bairro Redenção. Ele seria integrante do Comando Vermelho. A facção carioca passou a dominar o tráfico de drogas em Manaus, após uma guerra na disputa das rotas do tráfico com a facção Família do Norte.

Fonte: R7

Next Post

Em Itanagra, Policiais do Quarto Batalhão prendem homem em flagrante delito, após roubo à estabelecimento comercial.

Seg Jun 7 , 2021
Na tarde desta segunda-feira (07), guarnição da 1° CIA PM, empregada no pelotão de Itanagra, prendeu um homem em flagrante delito, logo após ter roubado estabelecimento comercial, com emprego de arma branca, no centro daquele município. Os policiais localizaram o suspeito que já havia roubado dois estabelecimentos, durante o dia. No momento da abordagem foi localizada […]

Postagens