Prédio desaba em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio

Foto: Reprodução

Um prédio de quatro andares localizado em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro, desabou na madrugada desta quinta-feira (3). Um homem e uma criança – pai e filha – morreram e quatro adultos foram resgatados com vida.

A morte do homem, identificado como Natan Gomes, foi confirmada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, por volta das 12h10, cerca de nove horas após o desabamento. Ele é o pai de uma criança de aproximadamente 3 anos de idade, cuja morte havia sido confirmada por volta das 10h20.

A mulher de Natan e mãe da criança, Kiara Abreu, havia sido a última pessoa resgatada com vida. Ela ficou cerca de seis horas sob os escombros e, lúcida, conversou com os bombeiros antes de ser retirada, informando que o marido e a filha também estariam no local.

Os três ficaram entre os escombros. O corpo da criança foi retirado do local por volta das 10h e o de Natan no início da tarde.

Vítimas do desabamento: Kiara foi resgatada com vida; a pequena Maitê foi encontrada sem vida; Natan estava desaparecido — Foto: Reprodução/Facebook

Desabamento ocorreu após estalos na estrutura
O prédio que desabou fica na Rua das Uvas, esquina com Avenida Areinhas. Ainda não se sabe quem construiu o imóvel e se ele era regular.

De acordo com testemunhas, por volta das 2h foram ouvidos estalos na estrutura do prédio. Às 3h20 ele ruiu e tombou para frente, derrubando a rede elétrica e atingindo imóveis vizinhos. Uma explosão ocorreu em seguida, dando início a um incêndio no local.

De acordo com a Prefeitura, oito famílias foram afetadas pelo desabamento e estão recebendo apoio do governo municipal.

“São oito núcleos familiares: três no predinho e mais cinco famílias nos prédios em frente, que foram afetadas diretamente pelo desabamento”, afirmou Laura Carneiro, secretária de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro.

“Todas estão cadastradas, o Estado ofereceu aluguel social, muitas delas têm onde ficar. Eles estão recebendo colchonete, cestas básicas e alimentação. Nosso posto avançado ficará aberto 48h no salão de festa da comunidade em revezamento de servidores para atender as famílias.”

Quarta vítima foi retirada dos escombros por volta das 9h20 após mais de 6h presa sob os escombros — Foto: TV Globo

Segundo o coronel, seis ambulâncias foram enviadas ao local e uma aeronave da corporação ficou de prontidão nas imediações. Ao todo, 112 bombeiros estão envolvidos nos trabalhos de busca e resgate.

“A maior dificuldade é conscientizar os moradores dos prédios vizinhos a deixarem suas casas e seguirem para um local seguro”, enfatizou.

A Defesa Civil foi ao local e os técnicos avaliavam os danos que foram causados em outros quatro imóveis, vizinhos ao que desabou – um ao lado direito e três em frente.

Prédio desabou em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, na madrugada desta quinta-feira (3) — Foto: Reprodução / TV Globo

“Eu pensei que era o transformador que tinha estourado, mas não. Depois que todo mundo desceu chorando e gritando aí a gente veio pra rua e viu que o prédio desabou”, contou uma moradora da região que se identificou como Luciana.

Moradores também relataram que um outro imóvel, onde funcionaria uma lan house, foi afetado no momento do desabamento e o estabelecimento estaria lotado de jovens. Uma testemunha, porém, afirmou que todos foram retirados do local sem ferimentos.

Região de imóveis irregulares
Até as 8h40 não havia confirmação se o prédio havia sido construído de forma regular. Todavia, a subprefeitura de Jacarepaguá Talita Galhardo disse que, possivelmente, a construção era irregular.

“Eu não vou afirmar isso agora, mas é muito provável que não estivesse [regular] mesmo. Porque todas as construções do entorno, inclusive as que estão correndo risco, tem muitas que não têm nenhum tipo de licença, não tem nada”, disse a subprefeita.

De acordo com a prefeitura, 75% dos imóveis irregulares demolidos na cidade entre 2019 e 2020 ficavam na Zona Oeste.

Até as 7h30 não havia confirmação e o prédio havia sido construído de forma regular. As circunstâncias do desabamento estão sendo investigadas. Peritos avaliam se outros imóveis vizinhos foram comprometidos.

Escombros após desabamento de prédio na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução / TV Globo

Fonte: G1

Next Post

Conmebol divulga tabela e Brasil estreia em Brasília na Copa América

Qui Jun 3 , 2021
Na 1ª fase, seleção de Tite também atuará em Rio de Janeiro e Goiânia A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, na quarta-feira (2/6) à noite, a tabela de jogos da Copa América de 2021. A estreia da seleção comandada pelo técnico Tite será no próximo dia 13 de junho, um domingo, às 18h (horário de […]

Postagens