Alagoinhas: Campanha Faça Bonito mobiliza para enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foto: Reprodução

Chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e combater o problema do abuso e da exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes . Esta é a proposta da campanha nacional Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes, que em 2021, comemora o 21º ano de mobilização.

Instituído por lei federal, o marco da campanha anual é o dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data é alusiva ao caso de Araceli Sanches, que com apenas oito anos de idade, foi sequestrada em 18 de maio de 1973. A menina teve todos os seus direitos humanos violados, foi drogada, espancada, estuprada e morta . E mesmo após o aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), o crime até hoje está impune.

Esse ano, mais uma vez,  prefeitura e parceiros vêm ressaltar a importância da mobilização e participação dos diversos setores neste enfrentamento. No entanto, levando em consideração o contexto de pandemia, algumas ações ocorrerão de forma virtual, e as presenciais, seguirão todos os protocolos de biossegurança editados pelas autoridades sanitárias.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), as atividades  acontecem entre os dia 17 e 21 maio, e contarão com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar de Alagoinhas, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social ( CREAS), secretarias de Educação (SEDUC), de Saúde (SESAU), Pastoral do Menor de Alagoinhas, Abrigo Sementes do Amor, 1ª Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, 4º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Alagoinhas.

“A campanha renova nosso compromisso de destacar a data para sensibilizar, informar e convocar todos a participarem desta luta. Na maioria das vezes, os abusos acontecem em ambiente doméstico, pelos  próprios parentes ou conhecidos da criança ou adolescente, e por conta da pandemia, eles e elas estão ainda mais vulneráveis. Esse alerta é muito importante, considerando que a criança, por si só, não consegue sair para fazer a denúncia, e é preciso que todos estejam atentos para que possam falar por elas”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ludmilla Fiscina.

PROGRAMAÇÃO

  • 17 de maio:

Abertura da Programação: Compartilhamento do vídeo da campanha nas redes sociais da Prefeitura

Pela manhã:

– Sala de Espera: Papos de Prevenção, Proteção e Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Local: CRAS do município e unidade descentralizada do Cadastro Único.

– Oficina de Proteção: Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância e Adolescência para Educadores da rede Municipal de Ensino

Formato: Videoconferência com participação do CREAS, SEDUC,  e Conselho Tutelar de Alagoinhas

Pela tarde:

Oficina “Tenho o DIREITO a dizer NÃO! ”: protegendo Adolescentes do Abuso e Exploração Sexual.

Público Alvo: Adolescentes em acompanhamento pelo CREAS

Local: CREAS

Mediação:  CREAS e Conselho Tutelar de Alagoinhas

  • 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Pela manhã:

Rolê da Prevenção e Proteção: Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação ocorrerá por meio da exposição de frases de efeito com a finalidade de chamar a atenção da população para a luta.

Locais: Central de Abastecimento Praça dos Distritos de Boa União e Riacho da Guia CRAS, CREAS, Programa Criança Feliz, Conselho Tutelar, Coordenação do Sistema de Proteção de Crianças e Adolescentes.

  • 19 de maio

Pela manhã:

-Sala de Espera – Oficinas de Proteção: Ensinando Proteção Contra a Violência Sexual na Infância e Adolescência.

Público- alvo : Grupos de Crianças, Adolescentes e Mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Local: CRAS do município e CREAS

  • 20 de maio

Construção do Jardim Faça Bonito

Locais: CRAS do Município, CREAS, SEMAS, Praça da Bandeira, Pastoral do Menor de Alagoinhas-BA, Colegiado I e II – Conselho Tutelar, SEDUC, SESAU, 1ª Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, 4º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Alagoinhas-BA.

  • 21 de maio

Encontro de Fortalecimento e Prevenção: Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Participações: SEMAS, Diretoria de Inclusão e Promoção Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e CMDCA,

Local: Auditório do Hotel Kasa Grande

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

Duplo homicídio e uma tentativa são registrados no município de Aporá

Sex Mai 14 , 2021
Após cometerem o crime, os suspeitos fugiram. A PM realizou buscas na região, mas os criminosos não foram localizados. O caso será investigado pela Polícia Civil de Aporá. Mãe e filha foram assassinadas a facadas na noite desta quinta-feira (13/05), na Rua Piedade, em Aporá. De acordo com o site Acajutiba News, a polícia informou que […]

Postagens