SSP lança serviço que permitirá devolução mais rápida de celulares apreendidos por furto ou roubo

Foto: Divulgação/SSP

Para dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução dos itens subtraídos em ações criminosas, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançou nesta terça-feira, 11, o sistema Alerta Celular.

Ao acessar o site e fazer o cadastro do IMEI – número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.

Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o BO. Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado.

O Alerta Celular permite que, nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado na página como fruto de roubo ou furto. Confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado à Delegacia e, com base nos dados cadastrados no site, o dono é acionado através do e-mail cadastrado e o aparelho é devolvido.

A novidade também vai permitir a criação de estatísticas sobre furto e roubo de aparelhos, bem como de índices de recuperação dos equipamentos

O Alerta Celular foi desenvolvido pela SSP através do trabalho conjunto entre as Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), após adequação do modelo instalado em  outros estados do nordeste.

Fonte: Da Redação

Next Post

Alagoinhas iniciou a segunda fase da vacinação contra Gripe Influenza nesta quarta (12)

Qua Mai 12 , 2021
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação que acontece todos os anos contra a Gripe Influenza começa nesta quarta-feira (12), em Alagoinhas (BA), e vai até o dia 8 de junho de 2021. Essa vacinação está sendo realizada em todas as unidades básicas de saúde do município, das 8h às 11h30 e das 13h30 às […]

Postagens