Mais 1,6 milhão de títulos de eleitor são cancelados na Bahia

A ausência de regularização da situação eleitoral acarretará o cancelamento automático da inscrição.

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou que o número de eleitores que tiveram o título cancelado é de 1.637.999 títulos cancelados. Segundo o TRE, o título é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório, com idade entre 18 e 70 anos, deixa de votar por três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição.

O Tribunal explicou ainda que o documento também é cancelado quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado, promovida pela Justiça Eleitoral, no respectivo município.

A ausência de regularização da situação eleitoral acarretará o cancelamento automático da inscrição. Com o título cancelado, o eleitor não poderá votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, por exemplo.

Os títulos cancelados podem ser regularizados pelo Título Net. O eleitor deve gerar uma Guia de Recolhimento (GRU) no site do TRE-BA ou do TSE e pagar o valor devido no Banco do Brasil ou através do PagTesouro, pela internet, sem precisar ir ao banco.

Fonte: G1

Next Post

Prefeitura de Alagoinhas prorroga suspensão das aulas presenciais até 31 de maio

Qua Mai 5 , 2021
Em decreto publicado nesta quarta-feira (05), a Prefeitura de Alagoinhas prorrogou, até o dia 31 de maio de 2021, a suspensão das aulas presenciais nas unidades da rede municipal de ensino pública e privada. Atividades à distância estão permitidas, assim como práticas laboratoriais em instituições de ensino superior, de modo presencial, desde que sejam adotadas todas […]

Postagens