Acolher e Educar é o tema da Jornada Pedagógica 2021, que acontece entre os dias 05 e 09 de abril em Alagoinhas.

Foto: Reprodução

Abrindo alas para o início do ano letivo 2021, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria da Educação, realiza a Jornada Pedagógica, entre os dias 05 e 09 de abril. Acolher e Educar é o tema norteador do evento, totalmente virtual, com transmissão pelo canal da SEDUC no YouTube.

A cerimônia oficial de abertura da Jornada Pedagógica Acolher e Educar terá a participação do prefeito do município, Joaquim Neto, do vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Roberto Torres, e do secretario da Educação, Gustavo Carmo. Na ocasião, acontecerá um Recital de Poesia, com o poeta Lázaro Zachariades.

“Será um momento de integração e revigoramento da rede, onde o tema do acolhimento reitera a importância de sabermos lidar com as emoções dos estudantes, tão abaladas com o isolamento social. Por isso, estamos batalhando para a compra das vacinas contra a Covid-19, por meio do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), com o objetivo de retornarmos às aulas presenciais, em Alagoinhas, com a vacinação em massa de todos os trabalhadores da Educação e da Segurança”, declarou o gestor municipal. As aulas remotas serão retomadas no dia 12 de abril.

A palestra magna, no dia 05 de abril, terá o tema da Jornada e será ministrada pela Prof. Dra. Thereza Penna Firme, Doutora (Ph.D) em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos).

foto: UNDIME

No período da tarde, às 14h, será apresentado o projeto Acolhimento em Rede, do Núcleo de Inclusão e Ação Socioeducativas da SEDUC, com a Prof. Ms. Thaís Fiscina e a professora Márcia Clímaco. O público ainda poderá conferir, às 14h30, a palestra Trabalhando as competências emocionais, com o Prof. Dr. Jáilson Pinheiro.

No segundo dia, às 8h15, acontecerá a palestra Reinventando nosso currículonovos tempos, novas aprendizagens, com a prof. Dra Maria Regina Pessoa. Pela tarde, às 14h, a professora e secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iracy Gama abordará Alagoinhas Território de Identidade.  Na sequência, às 14h30, as professoras mestres Cristiane Mendes e Suyane Pinho (diretora pedagógica da SEDUC) apresentarão o Referencial Curricular Alagoinhas.

No encerramento da transmissão da Jornada, no dia 07 de abril, a professora Vigna Barbosa apresentará o tema Como desenvolver o Currículo da Educação Infantil em tempos de pandemia. “Com a pandemia da Covid-19, o campo da Educação Infantil foi muito atingido, sendo, uma das primeiras medidas sanitárias, o fechamento de creches e pré-escolas e, por consequência, o confinamento de centenas de crianças e profissionais da Educação em casa, reelaborando o seu modo de ensinar e aprender”, disse a palestrante.

Os dois últimos dias da Jornada Pedagógica Acolher e Educar, 08 e 09 de abril,  serão dedicados aos planejamentos pedagógicos das unidades escolares.

Fonte: SECOM/Alagoinhas

Next Post

MEC lança programa para combater evasão escolar no ensino fundamental

Qui Abr 1 , 2021
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (31) o Programa Brasil na Escola. A medida tem como objetivo combater a evasão escolar nos anos finais do ensino fundamental e incentivar a permanência de estudantes entre o 6º e 9º ano. Com medidas de apoio técnico e financeiro às escolas e incentivo à inovação, a Secretaria […]

Postagens