Calendário com “previsão” de vacinação de Covid-19 até o fim do ano é falso; entenda

Foto: Vivian Alecy/Aratu On

Nesta segunda-feira (23/3), começou a circular nos aplicativos de mensagens um suposto calendário com datas de vacinação até o final de 2021, para todos as idades. Na mensagem, esse seria o calendário do Ministério da Saúde. A informação, porém, é falsa.

O primeiro ponto é o da disponibilidade da vacina. Não há, nesse momento, no Brasil, doses suficientes ou produtos suficientes para fabricar essa quantidade de doses. Há algumas compras planejadas, mas podem ocorrer erros em relação a entrega: o último cronograma disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por exemplo, prevê a entrega de 10 milhões de doses a menos em abril em relação ao divulgado no cronograma anterior.

Além disso, a distribuição dos imunizantes é feita por estados com base nos casos de Covid-19, óbitos registrados e número de moradores. Depois, cada estado entrega para seus municípios, seguindo o mesmo critério. Assim, não é possível criar um calendário unitário com datas e idades para todo o Brasil.

Um outro ponto diz respeito a população: o calendário enviado no whatsapp coloca, em média, oito dias entre um grupo etário e outro. Não leva em conta que, no Brasil, a população jovem é maior do que a população idosa, ou seja, o tempo para variar todo os brasileiros de determinada idade será diferente do que o tempo necessário para imunizar os mais velhos.

Em Salvador, o cronograma de vacinação tem sido divulgado em parte, a medida em que as vacinas são recebidas e concluí-se um grupo. Por exemplo, nesta terça-feira (23/3), iniciou-se a vacinação àqueles com 71 anos, quarta (24/3) será para os de 70 e quinta (25/3) os de 69 anos. Só haverá a divulgação de uma data para os idosos de 68 após o fim desses três grupos prioritários.

Fonte: Aratu On

Next Post

Governo da Bahia lança projeto de cursos profissionalizantes com seis mil vagas e bolsa-auxílio; veja quem pode participar

Ter Mar 23 , 2021
Inscrições foram abertas nesta terça-feira e seguem até 31 de março; aulas terão duração de dois meses O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta terça-feira (23) o lançamento do projeto “Conectar Qualificação e Trabalho”, que conta com seis mil vagas de cursos de qualificação profissional e bolsa-auxílio. As inscrições poderão ser realizadas através do site […]

Postagens