Alagoinhas se despede do bispo Dom Paulo Romeu

Foto: Roberto Fonseca

Depois de quase 19 anos à frente da Diocese de Alagoinhas, o bispo Dom Paulo Romeu foi designado para uma nova missão. Nesta quarta-feira (10), foi celebrada uma missa em agradecimento à dedicação do sacerdote à região. Nesta data, também aniversaria o padre Genivaldo Santos (padre Gil).

Antes de ser nomeado bispo pelo Papa João Paulo II, canonizado em 2014, Dom Paulo foi padre em Barreiras. O gestor municipal Joaquim Neto ainda era prefeito de Sátiro Dias quando o líder religioso assumiu a diocese de Alagoinhas. “Eu tive o prazer de assistir a chegada dele na região. O trabalho social que Dom Paulo desenvolveu aqui foi muito importante. Desejo a ele toda a sorte do mundo e tenho certeza de que ele fará muitos amigos e dará seguimento ao seu ofício social e religioso, na região de Jequié”.

Na hierarquia da Igreja Católica, os bispos utilizam uma insígnia no anel, uma mitra sobre a cabeça e o báculo na mão. Para Dom Paulo, “foi muito prazeroso o período que passei em Alagoinhas, porque servir a Deus é prazeroso. Levo comigo um sentimento profundo de gratidão e de saudade, pois sou humano e fiz muitos laços de amizade”. Agora, o bispo irá servir à diocese de Jequié, transferido pelo papa Francisco.

“O bispo é aquele que está na diocese para servir, essa é a sua missão fundamental. Servir ensinando a doutrina, transmitindo a palavra de Jesus Cristo”, declarou o sacerdote, que tem por lema episcopal “por Cristo, com Cristo e em Cristo – porque Ele é o centro da vida e a razão de ser do nosso ministério”.

Além da consagração do povo, através da celebração dos sacramentos, o bispo também administra os bens da diocese e atua como pastor, orientando os fies e zelando pela integridade de todos.

Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca

 

Fonte: SECOM/Prefeitura

Next Post

Mais de 100 cidades baianas não receberam novas doses de vacina contra Covid-19 enviadas ao estado; entenda

Qui Mar 11 , 2021
Sesab explica que as doses que chegaram na noite de terça (9) foram encaminhadas para cidades que anteriormente aplicaram 85% das doses recebidas. Algumas prefeituras informam que há divergência de informações. Cento e noventa e quatro municípios da Bahia não receberam doses da vacina contra a Covid-19 enviadas ao estado na noite de terça-feira (9). De […]

Postagens