Fachin anula condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato em Curitiba

Com a decisão, o petista volta a ser elegível segundo a Lei da Ficha Limpa.

Foto: Reprodução

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta segunda-feira (8) todos os atos processuais de ações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato, em Curitiba. Segundo o magistrado, a Justiça Federal no Paraná não teria competência para julgar o ex-presidente, por não ser o “juiz natural” dos casos.

Com a decisão, o petista volta a ser elegível segundo a Lei da Ficha Limpa. Os três processos anulados são referentes ao triplex do Guarujá, sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

“Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal”, escreveu o ministro.

Agora, os processos irão para a Justiça Federal do Distrito Federal, que decidirá se validará ou não o reaproveitamento dos processos julgados em Curitiba.

Fonte: Da Redação

Next Post

Alagoinhas: Prefeitura prorroga Toque de Recolher e medidas temporárias para o funcionamento do comércio

Seg Mar 8 , 2021
A Prefeitura de Alagoinhas publicou, nesta segunda-feira (08), o decreto nº 5.505, que prorroga até 17 de março, o Toque de Recolher e as regras temporárias para o funcionamento do comércio e serviços. As medidas restritivas podem ser revistas a qualquer tempo, com base na situação epidemiológica do município em relação aos casos de Covid-19. Toque de Recolher […]

Postagens