Vigilância Epidemiológica da Bahia confirma transmissão comunitária da variante da Covid-19 do Reino Unido

Foto: reprodução/Sesab

A variante da Covid-19, originalmente detectada no Reino Unido, foi identificada em transmissão comunitária na Bahia. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (17/2), pela Vigilância Epidemiológica do estado, após sequenciamento genético de amostra, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a variante foi encontrada em um paciente de 62 anos, residente em Salvador, sem histórico de viagem ao exterior, nem contactantes com esse perfil.

“A transmissão autóctone ou comunitária é assim chamada quando as equipes de vigilância não conseguem mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro.

Ainda conforme a Sesab, até o momento, outros três casos suspeitos da variante do Reino Unido foram identificados no estado. A Bahia também confirmou a circulação da mesma linhagem do SARS-CoV-2 presente em Manaus em 11 pessoas, todos com origem na região Amazônica.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) iniciará o sequenciamento de 300 novas amostras dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Fonte: Da redação

Next Post

Alagoinhas: Rolê de Prevenção dissemina informações importantes sobre a Gravidez na Adolescência

Qui Fev 18 , 2021
Alinhada com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, acontece, em Alagoinhas, a I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). A ação tem como objetivo principal disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez precoce. Na programação desta quarta-feira […]

Postagens