Esquema de fraudes contra o INSS é desarticulado pela PF em Sapeaçu; chefe da agência foi preso

Foto: divulgação/PF

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e integrantes da força-tarefa previdenciária, desarticulou, na manhã desta quinta-feira (4/2), um esquema de fraudes liderada pelo chefe da Agência da Previdência Social (APS) em Sapeaçu, a 159 km de Salvador.

Conforme a PF, reiteradas fraudes na concessão de benefícios previdenciários na APS de Sapeaçu, em favor de supostos segurados especiais rurais do INSS, abrangendo a concessão de benefícios de aposentadoria por idade, pensão por morte e salário maternidade, acabou entregando o esquema.

As investigações apontam que o próprio chefe da agência do INSS concedia os benefícios, mesmo em desacordo com a legislação. Ele, supostamente, praticava as condutas em favor de clientes de, pelo menos, dois grupos de intermediários com atuação na região, sendo um deles ligado ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus. Além disso, há indícios de que esses despachantes intermediários, em retribuição às fraudes implementadas, repassavam valores ao servidor público.

O agente, que não teve a identidade divulgada, é acusado de fraudar benefícios na agência, causando prejuízo de R$ 2 milhões, relativos a 132 benefícios fraudados e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal. Além do afastamento de suas funções públicas e proibição de acesso a qualquer agência do INSS.

Outros 10 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos grupos criminosos investigados, sendo seis em Santo Antônio de Jesus e quatro em Sapeaçu, também estão sendo cumpridos pela operação denominada Palha Grande.

Fonte: Da redação

 

Next Post

Mãe de Geddel é condenada a 10 anos de prisão por lavagem de dinheiro

Qui Fev 4 , 2021
Justiça Federal do DF entendeu que Marluce Vieira Lima teve participação direta na ocultação de milhões de reais originados em atos de corrupção A mãe do ex-ministro Geddel Vieira Lima, Marluce Vieira Lima, foi condenada, nesta quarta-feira (3), a 10 anos de prisão, em regime inicial fechado por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ela foi […]

Postagens